(Foto/Parabólica News) |
Os recursos serão aplicados nos próximos 6 anos na compra de equipamentos, ampliação de unidades e no custeio das bolsas integrais para alunos carentes
O Município de Estância, distante cerca de 70 km da capital Aracaju, impulsionará o desenvolvimento da educação e da saúde de toda região Sul de Sergipe com a implantação da Faculdade de Medicina. Essa conquista representa a grande luta do prefeito Gilson Andrade que, desde o seu primeiro ano de governo, buscou junto ao MEC a indicação de Estância para receber uma das 29 novas unidades integradas ao programa “Mais Médicos”, que atua também na formação de profissionais através da criação de novos cursos de graduação em Medicina.
"A implantação da Faculdade de Medicina em Estância possibilitará avanços em diversas frentes, com impactos diretos nos aspectos sociais, econômicos e na qualidade de vida da população. Além da oportunidade desses estudantes desenvolveram suas habilidades em nossas unidades de saúde, outras centenas de médicos de todas as regiões do país farão residência médica em nossa cidade, ampliando consideravelmente a oferta de especialistas nas mais diversas áreas e com grande possibilidade de exercer a profissão aqui mesmo”, comemorou o prefeito Gilson Andrade.
A instalação do curso de Medicina foi direcionada aos municípios que atenderam os critérios de relevância e necessidade social da oferta de cursos de Medicina, segundo o Ministério da Saúde. Entre os requisitos, não ser capital, não possuir cursos de Medicina em seu território e estar a mais de 50 km de distância do curso de Medicina mais próximo. Ao todo, 29 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram contemplados, sendo que Estância foi à única cidade de Sergipe contemplada.
No município, a Universidade Tiradentes (Unit), foi à instituição vencedora que adquiriu junto ao MEC o direito da implantação do Curso de Medicina. Essa relevante conquista foi evidenciada pelo coordenador do Curso de Medicina Richard Cabral e pelo professor Walter Marcelo, em explanação realizada na tarde de hoje para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde do município.
Na oportunidade foi apresentado o formato do curso, forma de cooperação com o município na estruturação de equipamentos sociais na área de saúde, e detalhado o plano de investimentos nos próximos 6 anos. Ao todo serão investidos 22 milhões de reais no financiamento de bolsas integrais, e na melhoria dos espaços físicos como ampliação, compra de equipamentos e ampliação de unidades.
Fonte/Secom PME
Fonte/Secom PME
Comentários