Pular para o conteúdo principal

Eleições 2020: Vá com baixaria para baixa da égua

 

O município de Estância, localizado na zona sul do estado, é o quarto maior eleitorado sergipano – Aracaju 404.901 eleitores; Socorro 109, 118 eleitores; Itabaiana 68, 745 eleitores; Estância possui 47.613.

Estância apresenta cinco candidatos na disputa da sucessão municipal: Titó (Avante), Suely Barreto (Cidadania), José Domingos Machado (PT), Márcio Souza (PSOL), Gilson Andrade (PSD).

Os conterrâneos de Gumersindo Bessa são exemplo de rebeldia, de independência, de resistência, não aceitam cabresto, não se curvam diante dos poderosos. Quem um dia subiu os degraus do Paço Municipal se achando o tal, desceu com a cabeça entre as pernas após levar cartão vermelho do eleitorado.

Em 2016 concorreram às eleições o atual prefeito GA (14.405 votos), Carlos Magno (11.149 votos), Márcio Souza (9.556 votos) e Titó (201 votos). Naquele ano o agrupamento do ex-prefeito Carlos Magno utilizou de expediente pouco recomendado, agressões e xingamentos disparados em demasia contra adversários, prática que lhe rendeu uma triste derrota.  Estância é assim, dá e toma.

Ocupando o quarto lugar no pódio dos maiores eleitorados de Sergipe, os estancianos almejam uma política com o fito nas demandas sociais, não compactuam com a prática do xingamento, do fake news, da mentira, da imposição. Se olharmos no resultado das eleições de 2016, logo veremos um perfil que merece atenção de todos: votos brancos, 1.188; votos nulos, 2.623; abstenções, 6.712, isto reflete a insatisfação do eleitorado com a forma de alguns fazerem política no município.

Em recente debate, os cinco candidatos a prefeito tiveram a oportunidade de colocar à luz da sociedade seus planos. O que se viu foi candidato que mal segurava um papel (colinha) com respostas evasivas, sem precisão do que ora expunha; outro que ressaltava as ações de parentes políticos falecidos há mais de 40 anos. Dos cinco candidatos na sabatina, teve melhor desempenho Dominguinhos do PT, Suely Barreto e o prefeito atual, Gilson Andrade.

Tenho andado bastante nessa eleição e ouço das pessoas a insatisfação com aqueles que fazem política do ódio, da mentira, da perseguição.   Estância não acata esse tipo de prática, não se curva diante de poderosos; Estância tem raízes de luta, de enfrentamento à Ditadura Militar quando estudantes e operários enfrentaram  os dedos duros daquele período ditatório.   

Nos últimos quatro anos o Município foi gerido com respeito, com zelo e a cidade ganhou novo conjunto de arquitetura pública que há muito tempo pedia. O gestor atual trabalhou em atenção ao eleitorado de 47 mil votantes, levou obras de pavimentação a povoados, locais jamais pavimentados.

Quanto àqueles que laboram na política do ódio,  vazios de conteúdo, vão para baixa da égua quem estiver utilizando o dinheiro do povo (Fundo Partidário) com desrespeito ao eleitorado de 47 mil e a uma população que beira os 70 mil habitantes.



Por: Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das