Pular para o conteúdo principal

Estância, princesa do Piauitinga, está sendo bem cuidada

Foto: Parabólica News
 

A cidade de Estancia, segundo Jorge Amado, em uma frase eternizada numa placa cravada  em monumento da Praça B. do Rio Branco, escreve: “Estância é uma cidade quase idílica”, citação inspirada durante exílio aqui na cidade (1936/1939) por conta do regime de Getúlio Vargas e sua ligação com a Intentona Comunista. Período em que escreveu parte dos livros “Capitães de Areia”, “Mar Morto” e fez constantes movimentos culturais e sociais em Estância.

O monarca D. Pedro II, em visita a Sergipe, passou por Estância e não se fez de rogado. Inspirado pela brisa que emana do nosso litoral e as belas correntezas do Piauitinga, intitulou nossa cidade de “Jardim de Sergipe”.

Porque evocar esse passado? Para lembrar o quanto Estância é querida, amada, admirada por ilustres personagens da história cívico-cultural do país. 

Demorou-se tempo a bessa para que a cidade recebesse um trato de carinho como tem acontecido na presente gestão municipal.  Antes disso, se utilizada a LUPA do renomado investigador Sherlock Holmes - personagem de ficção da literatura britânica, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle (1859/1930) – por certo irá observar  grande ausência de ações de carinho para com a cidade.

Não queremos desvaliar gestores do passado. Mas, há de convir, que não tiveram o olhar cintilante para o embelezamento da cidade, não viram pelo prisma de D. Pedro II e de Jorge Amado o quanto a cidade é bela e que esta beleza deve ser, melhorada, preservada.

Nesses dias do mês de novembro o prefeito Gilson Andrade foi reconduzido ao guidom da municipalidade com 18.867 votos (54,14%) contra 12.887 (36,98%) do segundo colocado. A gestão do prefeito Gilson Andrade trabalhou duro para dar ao município um tratamento merecido, esperado anos a fio e aprovado pela população. 
  
Nesses dias o trabalho segue intenso com o recapeamento asfáltico de ruas próximas à maçonaria, ao SAAE, ao antigo SESP, Rua São Caetano. Obras semelhantes foram levadas a vários  logradouros cidade a fora, bem como, revitalização e construção de praças.

Essas ações de embelezamento da cidade inspiram qualidade de vida à população, elevam a autoestima dos munícipes; locais antes sem vida, ermos, agora são frequentados, socializados. São vistos idosos, casais, crianças a frequentarem as praças, condutores de veículos apreciando a maciez do asfalto nas ruas que antes geravam desconforto com a pavimentação cheia de ondulações.

Tendo que  gerenciar  uma  herança da gestão passada no valor de R$ 13.359.661,04 (Carlos Magno),  o prefeito Gilson Andrade revelou-se um exímio fã da cidade de Estância e a esta tem dado um tratamento especial, tem melhorado a arquitetura urbana, tem revelado admiração tal qual  exprimiu o monarca e o escritor baiano.

“Em amor à Estância ninguém me excede”, frase do saudoso escritor estanciano, Major Osvaldo. Sem  ofuscar a citação, me arrisco a dizer que o prefeito Gilson Andrade é forte concorrente, também,  no amor à Estância.



Por:Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das