Foto: Parabólica News |
A cidade de
Estancia, segundo Jorge Amado, em uma frase eternizada numa placa cravada em monumento da Praça B. do Rio Branco, escreve: “Estância é uma cidade quase idílica”, citação
inspirada durante exílio aqui na cidade (1936/1939) por conta do regime de
Getúlio Vargas e sua ligação com a
Intentona Comunista. Período em que escreveu parte dos livros “Capitães
de Areia”, “Mar Morto” e fez constantes movimentos culturais e sociais em Estância.
O monarca D. Pedro II, em visita a Sergipe, passou por Estância e não se fez de rogado. Inspirado pela brisa que emana do nosso litoral e as belas correntezas do Piauitinga, intitulou nossa cidade de “Jardim de Sergipe”.
Porque evocar esse passado? Para lembrar o quanto Estância é querida, amada, admirada por ilustres personagens da história cívico-cultural do país.
Demorou-se tempo a bessa para que a cidade recebesse um trato de carinho como tem acontecido na presente gestão municipal. Antes disso, se utilizada a LUPA do renomado investigador Sherlock Holmes - personagem de ficção da literatura britânica, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle (1859/1930) – por certo irá observar grande ausência de ações de carinho para com a cidade.
Não queremos desvaliar gestores do passado. Mas, há de convir, que não tiveram o olhar cintilante para o embelezamento da cidade, não viram pelo prisma de D. Pedro II e de Jorge Amado o quanto a cidade é bela e que esta beleza deve ser, melhorada, preservada.
Nesses dias do mês de novembro o prefeito Gilson Andrade foi reconduzido ao guidom da municipalidade com 18.867 votos (54,14%) contra 12.887 (36,98%) do segundo colocado. A gestão do prefeito Gilson Andrade trabalhou duro para dar ao município um tratamento merecido, esperado anos a fio e aprovado pela população.
Essas ações de embelezamento da cidade inspiram qualidade de vida à população, elevam a autoestima dos munícipes; locais antes sem vida, ermos, agora são frequentados, socializados. São vistos idosos, casais, crianças a frequentarem as praças, condutores de veículos apreciando a maciez do asfalto nas ruas que antes geravam desconforto com a pavimentação cheia de ondulações.
Tendo que gerenciar uma herança da gestão passada no valor de R$ 13.359.661,04 (Carlos Magno), o prefeito Gilson Andrade revelou-se um exímio fã da cidade de Estância e a esta tem dado um tratamento especial, tem melhorado a arquitetura urbana, tem revelado admiração tal qual exprimiu o monarca e o escritor baiano.
“Em amor à Estância ninguém me excede”, frase do saudoso escritor estanciano, Major Osvaldo. Sem ofuscar a citação, me arrisco a dizer que o prefeito Gilson Andrade é forte concorrente, também, no amor à Estância.
Por:Genílson Máximo
Comentários