Pular para o conteúdo principal

SAAE FAZ IMPORTANTES INVESTIMENTOS PARA AUMENTAR OFERTA DE ÁGUA À POPULAÇÃO ESTANCIANA



O Governo Municipal não tem esmorecido do objetivo de garantir água à população estanciana que beira os setenta mil habitantes. Estância possui vinte e quatro mil usuários de água cadastrados, destes, vinte mil estão ativos e presentes nos quatro cantos da cidade, é o que revela a Diretora Operacional, Kênia Costa.

Para atender a esta demanda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem trabalhado, incansavelmente, na oferta de prestar atendimento de excelência atento à necessidade de expansão das redes, ao aumento do volume de água, assim, superando seus limites e desafios, até que o líquido precioso faça-se presente nas torneiras.

De 2017 para cá, diante dos investimentos efetivados, é observado que reduziu bastante o número de vazamentos cidade a fora levando à redução da falta de água. O SAAE investiu na troca de 4,5 km tubulação de amianto por PVC e também na instalação de registros em pontos estratégicos da rede de água, para que não precise desligar o bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) em todas as intervenções para manutenção, podendo-se fechar registros e interromper o abastecimento na localidade específica do serviço. Enquanto isso, o Reservatório Central continua sendo abastecido pela ETA e, concluída a manutenção, são abertos os registros e a cidade continua abastecida. O SAAE tem trabalhado nesse liame, esclarece Kênia Costa.


O serviço que o SAAE oferta à população é de excelente qualidade em comparação a outras companhias de serviços semelhantes, avalia a Assessora Técnica Sarah Oliveira.

“Se reclamado um vazamento, por exemplo, nossa equipe vai de pronto resolver. Em certos casos é preciso desligar o reservatório para consertar vazamentos. Estamos corrigindo isso com a instalação de registros em muitos pontos da rede para que não precise desligar o reservatório quando desses serviços, o SAAE não quer que a população fique desassistida”, revela.

ADUTORA NA CIDADE NOVA

Os conjuntos Santo Antônio, Paulo Amaral e Nova Esperança sofrem com a intermitência de abastecimento de água há mais de 20 anos. O SAAE está trabalhando na construção do Sistema de Abastecimento de Água daqueles conjuntos para atender a essa demanda. Segundo o diretor técnico, Markus Vinícius, 90% de toda a tubulação dessa obra estão concluídos e está em andamento a construção do reservatório em concreto armado.

“A adutora irá transportar água de poços perfurados na Biriba e no Recanto Verde até o reservatório que está em construção no Conjunto Santo Antônio, com a capacidade de 200 mil litros para, a partir daí, ser distribuída para a população através da rede reforço implementada. Além dos Conjuntos Santo Antônio, Paulo Amaral e Nova Esperança, a avenida Camilo Calazans também será beneficiada. É uma obra de grande desafio para o SAAE que investe aproximadamente R$1,5 milhão de reais com recursos próprios”, revela o Diretor Técnico Markus Vinícius.

Com a adutora em funcionamento, a água que hoje atende os citados conjuntos irá aumentar a oferta de água para a Cidade Nova. Segundo Markus Vinícius a adutora poderá entrar em atividade já a partir de agosto, no segundo semestre, e por fim à intermitência de água nos citados conjuntos.

SÃO PAULO E SÃO JORGE

O SAAE está ultimando um projeto que tem como escopo aumentar a oferta de água para atender o Loteamento São Paulo e o Bairro São Jorge. Já foram perfurados dois poços artesianos, com recursos do Governo Federal, via Caixa Econômica, localizados no entorno do forródromo.

“Os poços apresentaram excelente vazão, muito bons; já temos projeto para fazer um sistema de reforço com a construção de Reservatório com capacidade para cem mil litros de água, um investimento da ordem de R$600.000,00, que tem como fito reforçar o abastecimento de água daquela localidade”, disse Markus Vinícius.

O desafio é visto com primazia pela Gestão Municipal. O Assentamento Vitória, por exemplo, uma comunidade na zona urbana que por cerca de cinco anos não tinha acesso a água encanada, hoje tem água nas suas torneiras. Esta semana o Prefeito Municipal autorizou que fosse feito o complemento de mais de 600 metros de extensão em canos para atender famílias do Povoado Caraíbas que há anos não possuíam água nas torneiras.

O prefeito Gilson Andrade entende que água é um dos insumos mais importantes para a população e orienta o SAAE a trabalhar com o foco nessa proposição.


Secom PME

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&