É sabido que a cidade de Estância é um verdadeiro celeiro de cultura e arte, ocupa posição no pódio dos mais destacados no estado. Mesmo no período da pandemia da Covid-19, Estância não se faz de rogada, na manhã de sexta-feira, 16, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou a abertura de uma exposição de artes plásticas reunindo autores locais.
De acordo com a secretária de Cultura, Lidiane Nobre, a exposição traz no seu escopo a oportunidade de mostrar telas alistadas ao momento em que vivemos com a pandemia, bem como expressar a realidade da cidade, seus encantos, sua espiritualidade. Visando sobrelevar o evento, foi agregado um novo espaço na Secretaria de Cultura e Turismo chamado “Corredor Cultural Félix Mendes”, uma homenagem ao nosso saudoso artista plástico.
“A exposição é conjunta, reúne cinco artistas contemplados com a Lei Aldir Blanc, acontece na sede da Secretaria de Cultura onde foi montada uma espécie de galeria, onde os visitantes têm a chance de apreciar as telas, entretanto, atendendo as normas de restrições de combate à pandemia, para não ter aglomeração”, disse a secretária de Cultura.
A
visitação está aberta ao público até o dia 23 do corrente, no horário das 07h às
13 horas. Para evitar aglomeração, a visita pode ser feita até por três pessoas
por vez. “A gente pede que façam uso da máscara, a gente oferta o álcool em
gel, assim, os visitante podem conferir as obras e saírem tranquilos após um
banho de cultura e arte”, reforça a Sra. Nobre.
Os artistas abraçados por essa exposição tiveram seus projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc e já receberam seus cachês em dezembro passado (2020) e agora estão concretizando o que foi acordado em edital.
“O prefeito Gilson Andrade e o prefeito em exercício André Graça, eles têm tido uma imensa preocupação com os artistas locais e buscaram nessa lei, Aldir Blanc, uma forma de valorizar nossos artistas e, também, de ajuda-los neste momento de pandemia. Nós temos ainda um saldo dos recursos da Lei Aldir Blanc, ficamos felizes com a aprovação pelo senado da prorrogação do prazo e que pode liberar esses recursos em breve, mas ainda não está finalizada a forma de utilização. Liberados, faremos tudo o que for possível para contemplar nossos artistas, inclusive, iremos orientá-los na forma de como devem ser montados os projetos para que possam ser contemplados”, disse.
Comentários