Pular para o conteúdo principal

Em Estância um Gestor jamais foi tão presente

 

Sabe-se que a política é considerada um instrumento de transformação social, tem papel importante no conjunto da sociedade moderna, necessária à administração das demandas populares, na construção do bem coletivo na polis.

Em Estância, desde 2017, a Prefeitura Municipal atua diretamente para que a população seja bem atendida, receba serviços de qualidade que satisfaçam todas as suas necessidades, é o que vem acontecendo nesses quatro anos e meio, tendo como carro-chefe,  Planejamento.

Vê-se, pois, na gestão atual, Estância não tem deixado a desejar, por exemplo, tem efetivado ações que têm por mérito  dar as pessoas uma vida digna. Por exemplo, espaços públicos desprezados, por décadas, têm sido transformados em cenários de convivência social.  Numa breve leitura elenca-se: água e luz para o Assentamento Vitória (dentro da cidade) anos a fio privado desses insumos; pavimentação de quatorze ruas da antiga baixada da Cidade Nova, que esperaram por mais de 30 anos por isso.

Construção de Praça em área do Chumbinho (espaço esquecido há décadas); revitalização da Praça na rua da UNIT; da Praça Humberto Ferreira; da Praça do Jardim Cléa; da Praça do Lot. Zé de Bita; da Praça Orlando Gomes; construção de Praça na Av. Fernandes; pavimentação de ruas em colônia e povoado.

No Conjunto Santo Antônio, Cidade Nova,  concluiu obra da UBS e colocou para funcionar. Onde também inaugurou Academia de Saúde; onde está em fase de construção Quadra Esportiva; onde está em construção Estação Elevatória de Abastecimento de Água que irá atender os conjuntos Paulo Amaral, Santo Antonio e Nova Esperança, investimento superior a R$1,5 milhão.

A Gestão Municipal está presente no conjunto Santo Antônio, também, por meio da Secretaria da Assistência Social que oferta atendimento com Assistente Social, com doações de cestas básicas, cadastros no Bolsa Família, inclusive, pagamentos de contas e, ainda, com a implantação da cooperativa de materiais recicláveis a maioria dos cooperados são do Conjunto Santo Antônio, que deixaram o lixão e passaram a ter qualidade de vida e renda.

O Município alcançou nota positiva no IDEB, por meio do gestor, conquistou o Curso de Medicina, com 10% das vagas para alunos bolsistas; faz  expressivos investimentos na saúde, em ações de infraestrutura – recapeamento asfáltico de ruas, pavimentação de ruas, construções de pontes na zona rural, melhoria das estradas vicinais, incentivo à agricultura familiar, incentivo às políticas de apoio à juventude; etc.

A gestão tem tido um olhar voltado para atender, principalmente, as comunidades residentes nos espaços deixados de lados há décadas. O Prefeito entende que é primordial dá a essas comunidades qualidade de vida que lhes foi negada por vários anos, décadas.

Na presente gestão (prefeito Gilson Andrade) a Prefeitura tem abraçado políticas que aquecem todos os segmentos sociais.  Jamais um gestor foi tão presente!

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e coletiva. Na visão de Platão, a Política é a esfera de realização do bem comum.

 




Por: Genílson Máximo


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&