Pular para o conteúdo principal

Lei Municipal deu vida ao Bairro Valter Cardoso

Há 44 anos nascia oficialmente o Bairro Valter  Cardozo Costa através da Lei N° 550 de 24 de novembro de 1977, do executivo municipal, aprovada pela Câmara Municipal que autorizou a doação de lotes nas terras destinadas a uma antiga área de pouso para aeronaves vindas da Bahia, desta feita, com a finalidade de construção de casas residenciais.

A lei é fruto do visionário e saudoso prefeito Valter Cardozo Costa, lei que cristalizou a doação de lotes para a construção de casas comerciais, de diversões, lazer, templos religiosos, abrigo para menores, ambulatórios, consultórios médicos, restaurantes, entre outros. A Câmara Municipal tinha como presidente o vereador Jacob Almeida Nascimento que colocou em votação o projeto de lei, logo, aprovado por unanimidade.

À época, em cima de uma patrol, dirigida pelo servidor Chico da Patrol, o prefeito Valter Cardozo ordenava o traçado das ruas, das avenidas, das quadras. Trabalho também assistido pelo senhor Antônio Serafim, um dos primeiros administradores do bairro que nascia.

Naquela época estava à frente do Departamento de Habitação e Urbanismo (DHU) o senhor Alizi Cardozo Costa, irmão do prefeito, responsável pela liberação oficial dos lotes. Ao encontrar Alizi na prefeitura, Valter dizia: “Vá para lá, quero você lá, dê plantão lá”, dizia o prefeito entusiasmado com o projeto.

Com base na lei, o DHU dava o prazo de um ano para que o donatário pudesse construir a residência, se transcorrido o prazo e nada tivesse sido feito, o terreno era devolvido automaticamente ao domínio da prefeitura.

Para auxiliar às pessoas nas construções, o prefeito Valter Cardozo construiu um Açude de onde era fornecida a água para as edificações em curso. O açude permaneceu por muitos anos, onde o senhor Eroníldes (um dos pioneiros moradores) também utilizou da água para construir sua casa. 

Ainda no desejo de ajudar as famílias que já estavam ali instaladas, o prefeito autorizou o fornecimento de água potável recolhida na Biriba, levada de casa em casa por meio de carroça a tração animal.

Há uma frase que retrata muito bem o sucesso do Bairro Valter Cardozo Costa (Bairro Cidade Nova): “Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonham juntos é o começo de uma nova realidade”.

Nossa homenagem a todos os que trabalharam e trabalham, dedicaram a vida para o bairro chegar a este momento de progresso, de crescimento, de pujança!  De 24 de novembro de 1977 a 24 de novembro de 2021, 44 anos de historias que encantam, de histórias de um povo trabalhador, de lutas de um povo que acreditou num sonho em conjunto.




 
 
Por: Genílson Máximo

Jornalista,
Radialista,
Poeta fundador do Festival de Poesia Falada de Estância,
Cidadão Estanciano (Título outorgado pela Câmara Municipal),
Homenageado  pela Câmara Municipal  com a Medalha de Honra ao Mérito Parlamentar,
Diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Estância - 2008/2021,
Assessor de Comunicação da Câmara Municipal 2015/2016; 2017/2020,
Atual Secretário Adjunto da Comunicação - 2021.