Pular para o conteúdo principal

Resíduos fecais de cães nas ruas podem transmitir doenças à população

 

"Dentre as doenças causadas pelas fezes dos pets, as mais comuns são parvovirose, vermes e diarreia, que podem ser adquiridas tanto na ingestão como no contato com a sujeira dos animais”, ressalta a veterinária do Município, Francielle.

Comumente são vistas cenas de donos de cães a passearem com os seus animais de estimação, às vezes para proporcionar momento de lazer ao animal, às vezes para aliviar o estresse, às vezes para que o animal faça as necessidades fisiológicas, ato que ocorre no leito das ruas, canteiros, jardins, alguns sem o cuidado do uso da bolsinha para recolher os dejetos fecais deixados pelos cães.

O descaso é taxado por pessoas que desfrutam dos logradouros públicos como desrespeitoso e falta de educação. Fezes de pets deixados em parques, jardins, ruas, calçadas, além do constrangimento social, podem gerar doenças nas pessoas que tiverem contato com eles, especialmente, nas crianças.

“Dentre as doenças causadas pelas fezes dos pets, as mais comuns são parvovirose, vermes e diarreia, que podem ser adquiridas tanto na ingestão como no contato com a sujeira dos animais”, ressalta a veterinária do Município, Francielle.

De acordo com dados do IBGE, no Brasil a população de cães é de 54,2 milhões e 23,9 milhões de gatos. Em Estância, revela o Setor Municipal de Endemias, de acordo com o censo de 2021, a população de cães e gatos e de 14.349 animais. Desse total foram vacinados 12.275, 85,5%, na zona urbana e rural.

Habitualmente o cachorro faz as necessidades assim que sai de casa, na calçada, recomenda-se que o dono sempre traga consigo um saquinho. Para as pessoas que não têm o costume de limpar a sujeira de seus animais, o ato é visto como uma falta de educação, de desrespeito às pessoas, inclusive, tal descuido prejudica os próprios animais. 

Nos dias de hoje em que as pessoas têm acesso aos meios de comunicação, não justifica uma ação dessa natureza. Não pode ser falta de conhecimento, é algo óbvio, aqueles que têm os seus pets precisam preservar a limpeza dos espaços públicos, bem como a saúde de todos.  São constantes as queixas dando conta da presença de fezes animais nas praças, jardins, canteiros. 

A Prefeitura faz um apelo aos proprietários que ao saírem com seus pets levem o saquinho para o recolhimento dos resíduos fecais quando estes fizerem as necessidades fisiológicas em logradouros públicos.  


Na sessão de terça-feira, 22, o vereador Artur do PT apresentou projeto de lei que dispõe acerca da coleta e destinação das fezes de animais nos logradouros públicos. O PL está na Casa e tramite nas comissões.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das