Pular para o conteúdo principal

Dom Coutinho: o Bispo que tocou corações com sua bondade


O fluxo inexorável do tempo distanciou de mim os dias dourados que vivi no bairro Porto D'Areia, quando experimentei as melhores alegrias da minha infância. Os ventos que cruzam os velhos trapiches não apagaram as lembranças latentes. Recentemente, por alguns momentos preciosos, estive no Alto do Cristo para contemplar a paisagem majestosa composta de matas exuberantes às margens do rio Piauí e sentir a brisa suave sobre as águas serenas da maré, paisagem que proporciona uma sensação reconfortante.

Na década de 70, o bairro vivia imerso em carências sociais, habitado por famílias numerosas e uma quantidade específica de crianças que não tinham nenhuma opção de lazer ou apoio social para seus pais. Parte da comunidade tirava o sustento da labuta com a pescaria, sazonalmente, também com a fabricação de fogos de artifício (buscapé, espadas, barco de fogo).

As mulheres auxiliavam no sustento da família com a venda de peixes na feira-livre e também com a venda de moquecas assadas na palha de bananeira. Nessa década, o bairro possuía o time de futebol 'Porto Alegre Esporte Clube'. Os atletas, Zé Raimundo de Bú, Bimbinho, Arlindo, Seu Dil, Adelvan, Dê Alemão, destacavam-se. Alguns com passagem pelo Confiança. O time tinha na presidência do Sr. Nil, e como massagista, o Sr. Manuca.

O primeiro bispo da Diocese de Estância, Dom Coutinho, mantinha um serviço social proeminente. Trazia alento a muitas famílias carentes, principalmente, as do Porto D'Areia. As mães formavam filas na porta da Casa Paroquial na busca de ajuda, que incluía roupas, calçados, cobertores, farinha de trigo, óleo comestível e alimentos. Às vezes o próprio bispo aparecia e dialogava com elas; dona Núbia Nabuco Macedo, amiga do bispo, às vezes aparecia; gentil senhora, tratava a todos com carinho. Dona Núbia foi prefeita de Estância, ocupou o cargo entre 1951 e 1953, pelo PTB.

Eu e um grupo de amigos, com aproximadamente 10 anos, costumávamos ficar de atalaia defronte da Casa Paroquial, à espera do bispo. “Bênção, senhor bispo”, éramos unânimes na simpatia e respeito. O bispo, acolhedor e sorridente, pegava gentilmente em nossas mãos e respondia: “Deus te abençoe, meu filho”. Após esse momento, nossos olhos brilhavam, ele retirava do interior da sotaina algumas cédulas e nos presenteava.

As ações sociais de Dom Coutinho alcançaram profundamente as famílias pobres do bairro Porto D'Areia. Ele foi nomeado bispo da Diocese de Estância em 28 de janeiro de 1961 pelo Papa João XXIII. Permaneceu à frente da Diocese até o dia 1º de junho de 1985. Sua atuação como bispo foi marcada pelo seu espírito caridoso e suas ações externas para o bem-estar social dos menos afortunados.

Mulheres de famílias numerosas, com maridos desempregados, recorriam também à venda de moquecas de peixinhos assadas na palha de bananeira. Transportavam esses piteis em cestos e vendiam no centro e bairros da cidade. Essas iguarias eram preparadas pelas moquequeiras da época: Dona Maria de Berú, Natália e Joaninha de Seu Elias, Dona Bonita, Dona Dadá, Maria de Pepa, Dona Valdice, D. Finha de Boquita, entre outras.

No período junino, a comunidade estava profundamente envolvida com a produção de fogos de artifícios. Recordo-me dos fogueteiros mais destacados: Tonho Lixa, Totinha, Nide, Zé do Pó. Fogueteiros que também eram pescadores e abandonavam temporariamente suas redes de pesca para se dedicarem à fabricação de fogos para os festejos juninos.

 


Genílson Máximo 

Em 01 de março de 2023

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das