Pular para o conteúdo principal

Fui convidado por Sérgio Larissa para assumir a Ascom da Câmara Municipal

 

Conheci o saudoso Sérgio Luís Nascimento Melo (Sérgio da Larissa) em 2004, alimentava o sonho de adentrar na política estanciana. Proprietário de uma padaria no bairro Botequim, que depois migrou para delicatéssen, batizada de ‘Delicatéssen Larissa’; ele se destacava por manter um trabalho de assistência aos menos favorecidos.  À época dizia que iria disputar a eleição para vereador, chegar à presidência da Câmara e, na sequência, chegar ao cargo de prefeito da cidade.

Nas eleições municipais de 2012, elegeu-se ao cargo de vereador pelo PTdoB e obteve a maior votação dentre os dez eleitos, precisamente, 1.767 votos. Elegeu-se prefeito naquele ano o médico Carlos Magno Costa Garcia, pela sigla do DEM, com 18.381 votos; ficou em segundo lugar, o também médico, doutor Gilson Andrade (PTC), obteve 11.103 votos. Disputaram também essa eleição os candidatos Márcio Souza (PSOL), 2.339 votantes e Joaldo Santos (PT), que alcançou 1.206 sufrágios eleitorais.

A Presidência da Câmara, no biênio 2013/2014, foi comandada por Tito Magno (DEM). Eleito vereador com a soma de 1.512 votos. A família Garcia estava no comando da esfera pública municipal – Carlos Magno, prefeito; Daisy de Oliveira Garcia, Secretária da Assistência; Tito Magno, presidente da Câmara. “Está um docinho de papai-noel”, dizia o saudoso amigo, Reginaldo Lima, em tom de brincadeira.

Sérgio da Larissa (suprimi por minha conta a preposição) e passei a tratá-lo de Sérgio Larissa, revelou-se um excepcional amigo, perdi a conta das vezes que ele me convidava para tomar cerveja, sentados na calçada do velho chafariz, defronte da sua delicatéssen; devorávamos alguns litrinhos enquanto alongávamos o colóquio e o relógio acelerava os ponteiros no adiantado da noite.

Num desses encontros, lembrei das conversas que tive com Reginaldo Lima, veio à tona a questão da Família Garcia está ocupando espaços políticos importantes da cidade; nesse entremeio, falava-se da eleição para a presidência da Câmara. O candidato era o filho do prefeito, vereador Tito Magno, que disputaria a reeleição para o biênio 2015/2016.

Na conversa, Sérgio me perguntou se eu aceitaria assumir a Assessoria de Comunicação da Câmara, caso ele fosse eleito presidente, pois estava articulando uma chapa surpresa para disputar com a chapa do filho do prefeito. “Os colegas estão insatisfeitos com a forma de tratamento que o atual presidente tem se comportado e pedem mudança. Ajude-me a ganhar essa eleição”, requereu.  

“Como posso ajudar”, indaguei. “Você é da imprensa, faça matérias, participe dos programas de rádio, reverbere a questão de o pai ser prefeito, da mãe ser secretária municipal e do filho ser presidente da Câmara outra vez. Querem tudo!”, induziu. A eleição aconteceu, houve um bafafá medonho no dia da votação, o resultado foi protestado. Após idas e vindas na justiça, finalmente, Sérgio Larissa assumiu a presidência da mesa/diretora, biênio 2015/2016. Assumi a Ascom por dois anos, depois, por mais quatro anos, sob o convite do novo presidente André Graça (PP).
 
Sérgio exerceu dois mandatos de vereador, no primeiro obteve 1.767 votos (2012); segundo mandato eleito com 1.153 (2016) e disputou o terceiro mandato, não se elegeu, alcançou 884 votos. Foi um homem trabalhador desde cedo. Pequeno empresário no ramo de padaria. Tinha vocação pela política. Estreitou a relação política com a Família Mitidieri que o apoiava nos projetos políticos. Sonhou e realizou: ser eleito vereador, chegar à presidência da Casa Legislativa. Fui testemunha das vezes que tirava do bolso para ajudar aos menos afortunados. Homem de bom coração!

Como dizia: "Filho de um pedreiro e de uma costureira, foi uma luta chegar aonde cheguei. Muitos tentaram me derrubar, mas eu sou bom, o povo gosta de mim. E um dia serei prefeito da minha cidade”, estufava o peito, com o seu jeitão, verbalizava com um sorrisão estampado. Não chegou a realizar o sonho de ser prefeito, a covid-19 o tirou desta vida aos 47 anos, no dia 31 de março de 2021.
 
 
Em 21 julho de 2023.
Genílson Máximo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das