Pular para o conteúdo principal

Os anos 80 e 90 foram marcantes para o Bairro Cidade Nova


A ditadura militar, instaurada no Brasil em 1º de abril de 1964 e que perdurou até 15 de março de 1985 sob o comando de sucessivos governos militares, foi um período marcante na história do país. Durante esse regime, em 24 de novembro de 1977, nasceu o mais pujante bairro de Estância, denominado Cidade Nova. Fundado pelo prefeito Valter Cardozo Costa, o bairro recebeu posteriormente o nome do próprio prefeito, tornando-se o "Bairro Valter Cardozo Costa". Nesta sexta ele festeja 46 anos de criação.

Eu vivi dias felizes da minha vida nesse bairro. Em 1984, quando eu mudei para lá com todas as minhas coisas, a ditadura militar se encaminhava para o fim. O bairro tinha apenas sete anos de existência, mas a comunidade vivia um período de grande contentamento, ousadia e expectativas promissórias. Durante esse cenário, residi 10 anos no Conjunto Paulo Amaral, residencial construído no governo de Augusto Franco.

Como morador do conjunto Paulo Amaral, convidei alguns vizinhos para fundarmos uma associação comunitária. Com a participação de pessoas como Walmor, Raimundo (Curió), Milo, Roberto, Seu Artur, Dona Nete, Valquíria, Aparecida, dona Raimunda, Claudite e a professora Nilza; estabelecemos uma entidade jurídica denominada "Serviço de Desenvolvimento Comunitário". Essa entidade desempenhou um papel significativo ao fornecer serviços sociais importantes para as famílias mais necessitadas, como distribuição de leite, cestas básicas, ligação de água e luz, além de ações em parceria com a Prefeitura, com grupos de catequese e de jovens, apoiados pelo padre Fernando e pela irmã Celina.

O bairro estava em pleno crescimento, com casas, prédios, lojas e ruas surgindo continuamente. O contentamento dos moradores era evidente, e a vida noturna fervilhava com lugares como a Danceteria Papagaio, de propriedade do casal Sebastião e Jane, e a Discoteca Realce, pertencente a Sivaldo do Hiper Som. Ambos eram destinos populares para a juventude, com músicas de sucesso como "Jubiabá" (Jerônimo), "Like a Virgin" (Madonna) e "Thriller" (Michael Jackson) embalando as noites.

Em 1985, uma eleição indireta para o presidente ocorreu, marcando o fim da ditadura militar com a vitória de Tancredo Neves. No entanto, a alegria foi momentaneamente interrompida quando fazíamos uma palestra sobre a Inconfidência Mineira, recebemos a triste notícia da morte de Tancredo Neves. O bairro estava em movimento, deixando para trás os dias sombrios da ditadura militar.

Falar sobre o bairro Valter Cardozo Costa é impossível sem mencionar moradores que trabalharam significativamente para sua formação:  Antônio Serafim, Zé do Cachorro Quente, Seu Miguel da Bodega, Seu Luiz do Armarinho, Chico do Abrigo, Aloísio da Farmácia, Zé do Armarinho, Conradinho e Marinalva do Supermercado Alimentos, Seu Baiano, entre outros.

Guardo na memória das festas juninas das escolas Honduras, Laura Costa, Gilson Amado, bem como  da creche-casulo onde trabalhei com dona Lucíola D'Ávila, dona Helena, dona Gildete, dona Josefa, dona Luiza; professoras, Dora, Janisete, Domingas, Suely; onde realizamos festinhas animadas com músicas de Xuxa, de Balão Mágico, Trem da alegria. Tempos de alegrias! Hoje, o bairro é uma comunidade orgulhosa, com seu hino, feira, comércio ativo e instituições educacionais. Recordo com carinho aqueles anos que deixaram uma saudade latente de um tempo que não volta mais.

 

Em 1º de agosto de 2023,

Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das