Pular para o conteúdo principal

A figura imaginária do Papa-Figo continua viva

imagem ilustrativa: tinha essa imagem o carro do PaPa-Figo


O temido Papa-Figo era uma figura que assombrava a infância nas cidades do Nordeste durante as décadas de 60 e 70. As crianças da época sentiam um profundo temor apenas ao ouvirem seu nome. A crença popular associava o Papa-Figo a uma figura sinistra que se alimentava do fígado de crianças, alimentando assim o medo que permeava a imaginação infantil.

Em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, especulou-se que, no imaginário coletivo, o Papa-Figo poderia ter sido afetado por doenças como hanseníase (popularmente conhecida como lepra) ou doença de Chagas, que causa inflamação no fígado. Essas possíveis enfermidades contribuíram para a construção desse personagem sombrio.

Os pais, preocupados com o bem-estar de seus filhos, orientavam que eles não aceitassem presentes de estranhos, pois acreditavam que indivíduos desconhecidos que ofereciam brinquedos e doces eram enviados pelo Papa-Figo. O simples avistamento de um carro preto e misterioso, com vidros escuros, muitas vezes interpretado como o veículo do Papa-Figo, gerava pânico, assim também no bairro Porto D'Areia. Muitos pais chegaram ao extremo de trancar suas portas como medida de segurança dos filhos.

No bairro Porto D'Areia, os pais costumavam enviar seus filhos para comprar pão na bodega de Joãozito, bananas na casa de Seu Dudu e doces na casa de dona Rosinha. Quando o carro preto e estranho aparecia, os pais recolhiam rapidamente seus filhos e não os deixaram mais na rua. O mesmo cuidado era estendido às crianças que costumavam brincar ou tomar banho na fonte do Beque, propriedade de dona Chica, na Rua da Tamanca.

Segundo os rumores da época, a figura do Papa-Figo era associada a um conhecido empresário da cidade, que desenvolveu uma doença que carecia de fígados de crianças para conter seu mal, diziam da sua anormalidade das orelhas. Após retirar o fígado da criança, uma quantia em dinheiro era deixada para cobrir as despesas do funeral e auxiliar a família, tornando a lenda ainda mais perturbadora.

Naqueles tempos, os garotos viviam em constante alerta, sempre suspeitando de qualquer coisa que pudesse estar ligada à figura do misterioso Papa-Figo. Em uma tarde, eu e três amigos, todos com cerca de sete anos, estávamos de volta de um mergulho na maré, perto do prédio do trapiche. Enquanto caminhávamos pela ladeira da Arrupiada, um carro preto e misterioso desceu em nossa direção. Num instante, começamos a correr freneticamente, conseguindo, de alguma forma, passar por uma cerca de cinco fios de arame farpado. Finalmente, adentramos na propriedade do senhor Tonho do Lagarto, nossos corações batendo forte e nossos olhos arregalados de medo.

Na minha infância, tive a oportunidade de conhecer um senhor conhecido como 'Galinha de Anzol'. Ele tinha o hábito de exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e frequentemente era visto cambaleando enquanto se dirigia para sua casa na Rua da Tamanca. Às vezes, ele costumava verbalizar palavras desafiadoras, como “Venha, papa-figo, filho de uma égua, venha me pegar!” Enquanto fazia isso, retirava a faca que sempre carregava consigo e riscava o chão.

 

Em 05 de setembro de 2023

Genílson Máximo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das