Pular para o conteúdo principal

O Trio Elétrico Luminosidade deixou sua marca no carnaval de Rua de Estância



 Nos anos 80, o carnaval de Rua de Estância buscava seu auge, que só ocorreria mais tarde. Na minha adolescência, a festa de Momo era animada pela presença tímida de blocos carnavalescos como Amantes do Samba e Os Gaviões. A escola de Samba Mangueira ocasionalmente dava o ar da graça.

Nivaldo Silva Carvalho, um homem dos sete instrumentos, empresário forte e bem estabelecido na região, deu um grande impulso ao carnaval daquela década quando construiu um belíssimo Trio Elétrico em um ônibus. Isso foi uma sensação naquela época, já que nada parecido era visto na região sul do estado.

Esse Trio Elétrico foi montado e equipado pelo saudoso Sr. Benjamin de Souza Alves, conhecido como 'Seu Benjamin'. Além de suas habilidades de construção do citado trio, ele também era um operador de cinema no Cinema São João e um homem de inteligência excepcional. Dominava  com maestria a arte de Johann Gutenberg e pintava manualmente os outdoors com os títulos dos filmes em cartaz, que eram expostos em pontos estratégicos visando atrair atenção dos cinéfilos.

A tradição do Trio Elétrico começou em Salvador em 1950, quando dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), instalaram aparelhos de som em uma "Fobica". O sucesso dessa inovação rapidamente invadiu todo o país e chegou a Estância.

O sonho de ser eleito prefeito de sua cidade foi a motivação para construir o Trio Elétrico Luminosidade, que além de animar as festas da cidade, também era solicitado para eventos em outros municípios. Após consolidar-se como um forte empresário em ramos como cinema, eletrodomésticos, material elétrico e hidráulico, dirigir o Hospital Amparo de Maria, presidir o time do Estanciano e presidir o Jornal Gazeta de Estância,  Nivaldo Silva decidiu: "Quero ser prefeito da minha cidade!"

Ele foi vice-prefeito de Valter Cardozo Costa (1977/1982), disputou duas eleições para prefeito, sendo derrotado em 1982 e 1988, e exerceu o cargo de deputado estadual de 1987 a 1990. Nivaldo Silva sempre foi um homem de trabalho, forjado na decência, respeitado e nutria o desejo de ver seu povo bem atendido pelos agentes públicos. Trabalhou incansavelmente para concretizar seu sonho.

O Trio Elétrico Luminosidade deixou sua marca indelével no carnaval de Rua de Estância. Além de fazer o frisson da mocidade nas festas de momo, levava alegrias aos comícios em que Nivaldo Silva disputava a prefeitura, bem como na sua campanha à Assembleia Legislativa. Essa parte da história pode estar descansando no recôndito da juventude atual. 

Lembro-me das manhãs ensolaradas de fevereiro, quando o trio percorria a trajetória entre a Igrejinha da Santa Cruz e o Posto Pioneiro, ao som dos intrépidos músicos que, com seus instrumentos maravilhosos, animavam a multidão que seguia o trio elétrico. Entre esses artistas estavam Tibúrcio, Gilvan, Edgar, Dário, Venal, Pinguim, Zé Pequeno, Cocoré, Celso do Cavaquinho, Alfeu, Nanã Baterista; os vocalistas incluíam Cristina, Nancy, Maria Antônia, Pedro Antônio, entre outros. O Luminosidade deixou na juventude dos anos 80 uma saudade imorredoura. 

Naquela época, existiam  Os Amantes do Samba (bloco), Os Gaviões (bloco) e Mangueira (escola de samba). O Trio Luminosidade quando saía às ruas  engrossava o cordão de foliões, incendiava a paixão dos brincantes do carnaval de Rua. Figuras emblemáticas como: o Sr. Pacheco (Os Gaviões), Gelson (Amantes do Samba), Sr.ª Nieta (conhecida como Maria Homem), Seu Zeca do Pandeiro, que se vestia de mulher para o desfile, Zé Paulo (agente cultural) e Seu Jarrão (cabeçorras) engrandeciam a figura do carnaval.

O Trio Elétrico Luminosidade era dirigido pelo Sr. Jacinto, funcionário da confiança de Nivaldo Silva, que também dirigiu o carro oficial quando Nivaldo esteve  deputado. Renato Silva era sócio dos negócios da família e o assessorava na atuação política.
O título de ‘Luminosidade’ se deu por conta de ser envolto de lâmpadas fluorescentes e luminosos com o nome do patrocinador LAR JÓIA.  
 


Em 24 de setembro de 2023
Genílson Máximo
 

Comentários

Historia Maravilhosa, Não peguei o Auge do Luminosidade, mas tenho algumas lembranças vagas de luzes coloridas piscando.

lembro tambem de uma situação que houve comigo na campanha de 1992 no largo dos correios quando me perdi da minha prima e chorando me colocaram em cima do trio. kkkk
Parabólica News disse…
Lembrança boa,meu caro internauta! O Luminosidade deixou um legado na história do carnaval de Rua na cidade de Estância.

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das