Pular para o conteúdo principal

Os aguadeiros e as antigas fontes de Estância

Imagem do Google: ilustrativa


Durante minha infância e pré-adolescência, testemunhei a presença frequente dos vendedores de água, conhecidos como 'aguadeiros', que transportavam barris de água em jumentos, oferecendo seus serviços de porta em porta e de bairro em bairro. Esses aguadeiros anunciavam: "Olhe a água, freguesa! Água boa, fresquinha, limpinha". As pessoas saíam de suas casas com suas vasilhas, eram abastecidas e pagavam pelo serviço.

Os aguadeiros desempenharam um papel importante no fornecimento de água potável às famílias, especialmente porque a maioria não tinha água encanada em suas residências. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) só foi criado em 28 de novembro de 1967, durante o primeiro mandato do prefeito Raymundo Silveira Souza (1967/1970). Esse marco representou o início de uma nova era na vida dos estancianos e gradualmente reduziu a presença dos vendedores ambulantes de água.

Mesmo após a criação do SAAE, muitas famílias continuaram comprando água. Dentre esses aguadeiros tornaram-se mais conhecidos, João Veríssimo, Salvador da Rua da Rosa, Salvador da Rua do Sol, Raimundo Mata Jegue e Alcino da Farinha. Esses vendedores contavam com a ajuda de jumentos, cada um transportando quatro barris de madeira. O comércio de água atingiu seu auge nas décadas de 60 e 70.

As famílias com melhor poder aquisitivo optavam por construir poços em seus quintais. Já aquelas que não tinham essa possibilidade, recorriam às correntezas do rio Piauitinga para lavar roupas, enquanto para consumo humano buscavam água em pontos como o Poço de Zé da Bica, a Fonte do Beque (de Dona Chica) e a Fonte da Pedra (de Zé Pinheiro), localizadas no bairro Porto d'Areia.

Além dessas fontes, outras também desempenhavam um papel importante, como a Fonte do Jambo Vermelho (de Seu Tomás), a Fonte da Fábrica Senhor do Bonfim; a Fonte da Donana, a Fonte do Buraco da Gia e a Fonte de Seu Juca (no bairro Santa Cruz); a Fonte do Senhor Costinha (pai de Filadelfo Costa) e a Fonte da Nambu. Também existia uma fonte significativa entre o bairro Botequim e o loteamento São Paulo.

A água da Nambu era a mais procurada e também a mais cara, vinda da fazenda Bongolo, onde agora está localizado o residencial Mariota Mesquita. O líquido era transportado por uma carroça de compartimento maior, puxada por dois cavalos. Até o início da década de 80, essa água era comercializada da mesma forma, seguindo o modelo de venda itinerante.

Durante minha infância, nas caminhadas pelas ruas do Queiroz, Limoeiro, Beco do Mirante, Aquidabã, Xixiu, Capim Macio, Miranga, Caminho do Porto, Areial, Ferreiros, Bahia, Usina, entre tantas outras, era uma cena bastante comum encontrar os aguadeiros com suas carroças puxadas por cavalos ou no lombo de jumentos.

"A água é a substância mais preciosa do mundo, necessária para todas as formas de vida e essencial para o funcionamento de todos os ecossistemas do planeta." - Peter Gleick, especialista estadunidense em recursos hídricos.



Em 21 de setembro de 2023.
Genílson Máximo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das