Pular para o conteúdo principal

Homem morre após cozinhar e comer baiacu altamente venenoso

Magno Sérgio Gomes comeu um baiacu tóxico, conhecido por ser 1.200 vezes mais venenoso que o cianeto


Um brasileiro que se deleitou com um dos peixes mais venenosos do mundo morreu depois de passar cinco semanas no hospital lutando por sua vida, segundo relatos.

Magno Sergio Gomes, 46 anos, e seu amigo comeram um baiacu tóxico – conhecido por ser 1.200 vezes mais venenoso que o cianeto – no Natal, depois de receber o peixe de presente, segundo Newsflash via New York Post. 

Gomes, pai de três filhos, e seu amigo evisceraram o peixe, retiraram o fígado e depois o ferveram e comeram com suco de limão em Aracruz, Espírito Santo, no leste do Brasil.

No entanto, menos de uma hora depois, Gomes e seu amigo adoeceram gravemente, disse sua irmã de coração partido, Myrian Lopes, ao Newsflash, acrescentando que seu irmão nunca havia limpado um baiacu antes.

“Magno começou a sentir dormência na boca, depois foi com a esposa para o hospital, dirigindo seu carro”, disse Lopes, segundo o Newsflash.

“Quando ele chegou lá, sua boca estava ainda mais dormente e ele passou mal. Logo depois, teve uma parada cardíaca que durou oito minutos”.

Lopes disse que Gomes foi intubado e colocado em aparelhos de suporte vital, mas nunca se recuperou. Ele morreu no sábado. 

“Os médicos disseram à nossa família que ele morreu de envenenamento, que rapidamente subiu à cabeça”, disse Lopes.

“Três dias depois de ser internado, ele teve várias convulsões, que afetaram muito seu cérebro, deixando poucas chances de recuperação”.

Lopes disse que o amigo de seu irmão sobreviveu à provação, mas está tendo problemas nas pernas. Não ficou claro se o amigo era o mesmo que presenteou Gomes com o baiacu.

O baiacu é extremamente perigoso para comer, pois contém as toxinas mortais tetrodotoxina (TTX) e/ou saxitoxina, que podem causar doenças graves e morte, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA).

“Estas são toxinas do sistema nervoso central e são mais mortais que o cianeto”, afirma a FDA em seu site.

“Os sintomas começam 20 minutos a duas horas após a ingestão do peixe tóxico. Os sintomas iniciais incluem formigamento nos lábios e na boca, seguido de tontura, formigamento nas extremidades, problemas de fala, equilíbrio, fraqueza muscular e paralisia, vômitos e diarreia. Em intoxicações graves, a morte pode resultar de paralisia respiratória."

As toxinas são encontradas no fígado, gônadas, pele e intestinos do baiacu.

O baiacu é considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo , depois do sapo venenoso dourado. O baiacu também é conhecido como baiacu, bok, baiacu, peixe-globo, peixe-balão, peixe-balão ou pombo-do-mar, de acordo com o FDA. 

Apesar dos perigos de comer baiacu, eles são considerados uma iguaria no Japão , onde são conhecidos como fugu. Chefs japoneses especialistas em fugu aprendem a cortar com segurança partes do peixe que contêm TTX. 

O peixe também é popular na China e na Coréia.

Devido ao risco potencial para a saúde, a importação comercial de baiacu para os EUA é fortemente restrita, enquanto a importação pessoal é proibida, de acordo com o FDA.

Há TTX suficiente em um baiacu para matar 30 humanos. 

A irmã de Gomes disse que não sabe de onde veio o peixe que o irmão ingeriu, nem se foi capturado ou cultivado, segundo o Newsflash. 

O Brasil é supostamente o lar de 20 espécies de baiacu. Não está claro que tipo de baiacu Gomes comia.

 

 Fonte: Fox  News

Por: Michael Dorgan

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das