Um brasileiro que se deleitou com um dos peixes mais venenosos do mundo morreu depois de passar cinco semanas no hospital lutando por sua vida, segundo relatos.
Magno Sergio Gomes, 46 anos, e seu amigo comeram um baiacu tóxico – conhecido por ser 1.200 vezes mais venenoso que o cianeto – no Natal, depois de receber o peixe de presente, segundo Newsflash via New York Post.
Gomes, pai de três filhos, e seu amigo evisceraram o peixe, retiraram o fígado e depois o ferveram e comeram com suco de limão em Aracruz, Espírito Santo, no leste do Brasil.
No entanto, menos de uma hora depois, Gomes e seu amigo adoeceram gravemente, disse sua irmã de coração partido, Myrian Lopes, ao Newsflash, acrescentando que seu irmão nunca havia limpado um baiacu antes.
“Magno começou a sentir dormência na boca, depois foi com a esposa para o hospital, dirigindo seu carro”, disse Lopes, segundo o Newsflash.
“Quando ele chegou lá, sua boca estava ainda mais dormente e ele passou mal. Logo depois, teve uma parada cardíaca que durou oito minutos”.
Lopes disse que Gomes foi intubado e colocado em aparelhos de suporte vital, mas nunca se recuperou. Ele morreu no sábado.
“Os médicos disseram à nossa família que ele morreu de envenenamento, que rapidamente subiu à cabeça”, disse Lopes.
“Três dias depois de ser internado, ele teve várias convulsões, que afetaram muito seu cérebro, deixando poucas chances de recuperação”.
Lopes disse que o amigo de seu irmão sobreviveu à provação, mas está tendo problemas nas pernas. Não ficou claro se o amigo era o mesmo que presenteou Gomes com o baiacu.
O baiacu é extremamente perigoso para comer, pois contém as toxinas mortais tetrodotoxina (TTX) e/ou saxitoxina, que podem causar doenças graves e morte, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA).
“Estas são toxinas do sistema nervoso central e são mais mortais que o cianeto”, afirma a FDA em seu site.
“Os sintomas começam 20 minutos a duas horas após a ingestão do peixe tóxico. Os sintomas iniciais incluem formigamento nos lábios e na boca, seguido de tontura, formigamento nas extremidades, problemas de fala, equilíbrio, fraqueza muscular e paralisia, vômitos e diarreia. Em intoxicações graves, a morte pode resultar de paralisia respiratória."
As toxinas são encontradas no fígado, gônadas, pele e intestinos do baiacu.
O baiacu é considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo , depois do sapo venenoso dourado. O baiacu também é conhecido como baiacu, bok, baiacu, peixe-globo, peixe-balão, peixe-balão ou pombo-do-mar, de acordo com o FDA.
Apesar dos perigos de comer baiacu, eles são considerados uma iguaria no Japão , onde são conhecidos como fugu. Chefs japoneses especialistas em fugu aprendem a cortar com segurança partes do peixe que contêm TTX.
O peixe também é popular na China e na Coréia.
Devido ao risco potencial para a saúde, a importação comercial de baiacu para os EUA é fortemente restrita, enquanto a importação pessoal é proibida, de acordo com o FDA.
Há TTX suficiente em um baiacu para matar 30 humanos.
A irmã de Gomes disse que não sabe de onde veio o peixe que o irmão ingeriu, nem se foi capturado ou cultivado, segundo o Newsflash.
O Brasil é supostamente o lar de 20 espécies de baiacu. Não está claro que tipo de baiacu Gomes comia.
Por: Michael Dorgan
Comentários