Pular para o conteúdo principal

Paulo César dos Santos, “Tancredinho” deu adeus


Era um assíduo frequentador da Biblioteca Municipal Monsenhor Silveira, na década de 1980; essa era dirigida pelo jornalista Daniel Reis, que atendia pelo pseudônimo de Carlos Tadeu, pessoa com deficiência auditiva; à época a biblioteca funcionava num imóvel localizado à Praça Barão do Rio Branco, etapa 01.

Paulo César era uma espécie de menino-prodígio para o seu tempo: apreciava a leitura, pegava livros emprestados na biblioteca – tinha que ser cadastrado – levava para casa e na semana seguinte devolvia e pegava outro e, assim, sucessivamente.

Na biblioteca, passava horas a conversar com Carlos Tadeu. Nessa época, devia ter 13 ou 14 anos. Era um jovem aspirante à política, expressava afeição pela política de Tancredo Neves, dizia que, quando chegasse à idade permitida, iria adentrar na política e disputar o cargo de vereador e pôr em ação os seus ideais.

Nas suas aparições na biblioteca municipal, não largava de mão falar sobre a política daquele momento, aplaudia o modus operandi de Tancredo Neves, era um ídolo para ele. Na biblioteca, havia espaço reservado para conversa e para pesquisa e leitura. Paulo César estava sempre portando uma agenda, fazia suas anotações, escrevia poesias, que depois eram publicadas no jornal Folha Trabalhista, por intermédio de Carlos Tadeu, que tinha espaço no referido semanário.

No ano de 1983, por meio do Grupo Lua Nova, foi criado o Festival de Poesia Falada. Paulo César foi um dos poetas pioneiros a integrar o elenco de poetas, sendo classificado para o festival. Foi um ponto de largada para ascender na vida cultural da cidade.

No ano de 1985, Tancredo Neves  foi saudado como candidato da conciliação, foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, numa terça-feira, 15 de janeiro de 1985, recebendo 480 votos contra 180 dados a Paulo Maluf e 26 abstenções, bem como recebeu os votos dos integrantes do PMDB, da Frente Liberal, grupo dissidente do PDS, além do PDT, e da maior parte do PTB. 

No ápice dessa ocasião, sua contumácia pela política e pela arte cultural fez com que Carlos Tadeu lhe desse o nome de ‘Tancredinho', assim ele seguiu conhecido por toda sua vida.

Certa feita, em 1986, o prefeito Carlos Magno (PDS) leu uma matéria escrita por Carlos Tadeu, no jornal ‘Nosso Jornal’, do qual eu fazia parte, matéria que dava destaque a Tancredinho e disse querer conhecê-lo. 

Levei-o até o gabinete e lá passamos mais de uma hora a conversar. Paulo César aproveitou para apresentar algumas sugestões que agradaram ao gestor.

No curso do tempo, sempre nos encontrávamos nos movimentos políticos ou culturais. Ele fez parte do Grupo Lua Nova (cultural); escreveu para os jornais ‘Folha Trabalhista’, ‘Gazeta de Estância’, ‘Nosso Jornal’, ‘Folha do Município’; estudou Direito na UNIT, foi seminarista. 

Produziu uma obra biográfica sobre a vida do empresário Jadiel Lopes, auxiliou e orientou a ex-vereadora Maria de Jadiel. Iniciou a biografia do empresário Ivan Leite. Sob a sugestão do biografado, conversou muito comigo, lhe passei boas informações.

Quando o tempo nos permitia uma brecha, nos encontrávamos no extinto Abrigo, defronte da catedral, onde atualizávamos nossos escritos, falávamos sobre política nacional, local, entre outros assuntos. 

Outras vezes, o bom papo se dava na Rua Nova, no Quiosque do senhor Oliveira, à tardezinha, onde devorávamos umas Antárcticas geladinhas; também acontecia de nos encontrarmos no quiosque do senhor Irineu, defronte do Banco do Brasil, outras vezes no Bar Central.

A estrada da vida nos levou a destinos diferentes, entretanto, jamais deixamos de nos comunicar, de debulhar assuntos ao nos encontrarmos. 

E na data de hoje, 21-02-2024, tive a tristeza de despedir-me do meu amigo, Tancredinho. Você será sempre lembrado entre os seus amigos. Vá com Deus!

 

Em 21/02/2024.

Comentários

Uma biografia invejável. Excelente matéria e homenagem.

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das