Pular para o conteúdo principal

De coveiro a advogado bem-sucedido, Dr. Matias recebe título de cidadão estanciano


Na tarde desta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Estância concedeu o título de cidadania estanciana ao advogado Edigenaldo dos Santos, carinhosamente conhecido como Dr. Matias Filho. A proposta foi apresentada pelo vereador Tertuliano Pereira (PSD), da base governista. A sessão ordinária foi conduzida pelo vereador presidente Dr. Cristóvão Freire, que a suspendeu para realizar a sessão especial de outorga do título.

Dr. Matias Filho deixou sua terra natal no início dos anos 2000 com um sonho ambicioso: tornar-se advogado. Prestou concurso público para o cargo de coveiro em Estância, sendo aprovado e assumindo o cargo no cemitério São Francisco de Assis, no bairro Cidade Nova. Mesmo enfrentando desafios, nunca perdeu de vista seu objetivo de ingressar na faculdade de Direito. "Quando vim para Estância, eu vim em segredo. A princípio, não contei para os meus pais. Se eu contasse, poderia ter encontrado outra alternativa. E naquele momento, eu queria ir em busca do meu sonho, já que na minha cidade não existia um Polo que oferecesse o curso de Direito”, disse emocionado.

A jornada de Matias Filho foi marcada por muita determinação e trabalho duro. Desde cedo, ele mostrou disposição para o trabalho, carregando mercadorias para os vizinhos e ajudando sua mãe a vender frutas do pomar da família. Em Estância, ele foi acolhido pela Lira Carlos Gomes, onde a música desempenhou um papel transformador em sua vida. “A música me deu baliza, me deu horizonte!”, lembrou ele, destacando a importância das oportunidades oferecidas pela cidade.

Em sua trajetória profissional, Matias Filho exerceu várias funções importantes: foi coveiro, Diretor de Departamento, Assessor da Defensoria Pública de Sergipe, Assessor Jurídico do Meio Ambiente, e atualmente é Procurador da Câmara de Vereadores de Estância. Com uma carreira de 10 anos como advogado, ele se especializou em Direito Eleitoral e é Membro Consultor da Comissão Eleitoral do Conselho Nacional da OAB, além de ter presidido a Comissão Regional de Estância.

Na sessão especial, os vereadores e o vice-prefeito André Graça elogiaram a determinação e a perseverança de Matias Filho. “Acompanhei sua trajetória nesses anos, sei da sua luta. Você estudando, batalhando, entrou na faculdade de Direito, se formou, passou no teste da OAB. Você merece este título e Estância lhe recebe com satisfação e de braços abertos”, destacou o vice-prefeito.

Dr. Matias Filho é um exemplo inspirador de como a educação e a perseverança podem transformar vidas. Natural de Simão Dias, no extremo oeste do Estado de Sergipe, sua história de vida é um testemunho de que, com esforço e determinação, é possível superar adversidades e alcançar grandes conquistas.

Doutor Matias é fruto do casal Maria dos Santos e Djenal Matias dos Santos, é casado com a advogada Jescy Lira e pai de dois filhos, João Luiz Matias de Lira e Pedro Luiz Matias de Lira, ele continua a inspirar aqueles que, como ele, acreditam que o estudo é o caminho para um futuro melhor.




Por:Genílson Máximo

Em 04 de junho de 2024

tertuliano, vereador proponente

Presidente da Câmara e vice-prefeito prestigiaram o novo filho de Estância

Grande público de colegas e amigos compareceu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&