A Prefeitura de Estância, através das Secretarias de Educação do Estado e do Município, em parceria com o Ministério da Educação, iniciou na manhã desta terça-feira, 09, o VI grande Encontro de Educação Inclusiva, no auditório Gonçalo Prado, no Bairro Santa Cruz, com participação dos municípios de Boquim, Santa Luzia, Umbaúba, Tomar do Geru, Pedrinhas, Cristinapolis, Itabaianinha, Pedra Mole, Simão Dias, Poço Redondo, Riachuelo, Macambira e Aracaju.
O encontro teve inicio às nove horas da manhã com a formação da mesa de honra, composta por João Silveira, presidente da Câmara Municipal; Adriana Cléia, secretária da Educação de Estância; Adriana Rocha, coordenadora do Pólo Estância de Educação Inclusiva; Carlos Menezes, diretor em exercício do IFS/Estância; Maria Sandra Abreu, de Simão Dias, representando os professores dos municípios visitantes e Érik Pena, palestrante de São Paulo.
O conclave tem como tema “Incluir pode e deve ser real” e vai se projetar até o dia 12 do corrente. Na ocasião, serão apresentados trabalhos da Inclusão nas escolas, atividades artísticas, minicursos, palestras, debates e outras temáticas sobre habilidades sem barreiras.
A secretária Adriana Cleía discorreu acerca das ações que o Município tem empreendido para levar educação inclusiva às escolas. Enfatizou que a educação inclusiva embasa uma nova concepção de educação especial centrada na mudança das práticas educacionais e sociais para a garantia do direito de pleno acesso e participação das pessoas com deficiência nos espaços comuns de aprendizagem. Deu as boas vindas aos visitantes e deu por iniciado o referido evento.
No decorrer do encontro, participam dos debates a promotora de justiça e Curadora da Infância e da Adolescência, Maria Helena Sanches; a secretária municipal de Educação, Luiz Schettini, professor, psicólogo e conferencista internacional (Recife-PE), que vai declinar sobre o tema “Ensinar, Aprender e Avaliar”. Uma das propostas do evento é “clarear” o sentido da Inclusão como inovação, tornando-se um conceito compreensível aos que se interessam pela educação como um direito de todos.
Comentários