Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA NÃO DEVE SER CABIDE DE EMPREGO

Deve incentivar a geração de empregos 
e qualificar a população para o mercado de trabalho

Nos últimos oito anos a Prefeitura de Estância viveu momentos de grande empreendedorismo, passando à frente de muitos municípios sergipanos.  O prefeito Ivan Leite foi categórico em questões como criar incentivos para o fomento da geração de empregos e, ainda, fez investimentos na qualificação da mão-de-obra da população,  estendeu oportunidades de cursos técnicos em parceria com o SENAI e com o Instituto Federal de sergipe (IFS).


Nos últimos oito anos Estância ganhou novos empreendimentos: hotéis, pousadas, casas comerciais, indústrias, etc.; a Prefeitura fez circular todo mês algo em torno de cinco milhões só com a folha de pagamento dos servidores municipais, dinheiro que circulou no comércio local, ajuda substancial que alavancou o comércio  nesses anos, além dos serviços contratados pelo Município no âmbito municipal.


A prefeitura não pode ser vista como cabide de empregos.  Não pode o gestor lotar a prefeitura para atender a compromissos com os companheiros de caminhada política; uma prefeitura lotada não produz, só atrapalha, recursos passam a ser mal direcionados. 


Cabe ao gestor contratar mão-de-obra (cargos em comissão) com o objetivo de fazer a Máquina funcionar a contento e atender bem a sociedade na aplicação das políticas sociais. A Constituição dá aos gestores a prerrogativa de contratarem pessoas para ocupar cargos em comissão, mas o gestor deve usar do bom senso.


Se há uma corrida por parte da população em busca de empregos, é preciso que o gestor construa possibilidades de investimentos da iniciativa privada no município, como fez o ex-prefeito Ivan Leite, em oitos anos, implantou cerca de 20 novas empresas no município; isso contribuiu para o aumento da oferta de empregos na cidade.  Os recursos da Prefeitura devem ser aplicados no bem-estar da população, como a construção de escolas, postos de saúde, praças, pavimentação, creche, infraestrutura, transporte, lazer, esporte, cultura, etc..


O gestor deve manter a Prefeitura enxuta, redondinha, pagar em dia aos servidores e prestadores de serviços e fazer sobrar recursos para futuros investimentos, como fez o prefeito Ivan Leite; e agora nós esperamos que o prefeito Carlos Magno tenha essa visão.

Por: Genílson Máximo