Pular para o conteúdo principal

ESTÂNCIA RECEBE PREFEITOS DA REGIÃO SUL E COMUNIDADE EDUCACIONAL NA ABERTURA DO CONFIME 2013

Prefeito Carlos Magno recepcionou prefeitos da região e educadores

Antes da abertura do CONFIME, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 17 na UNIT, onde Estância está sendo sede dessa Etapa Intermunicipal, houve uma brilhante apresentação do Grupo Alternativa de Percussão - "Tambores do Gueto", formado por treze adolescentes do bairro Bonfim, o qual existe há dez anos e foi criado pelo professor Silvio Freire, que é desenvolvido no Colégio Estadual Arabela Ribeiro, desta cidade.

Esse grupo já foi premiado em concurso estadual promovido pela SEED. Todos ficaram atentos a apresentação dos jovens, que iniciaram entoando uma música intitulada "Periferia".

Manoel Alves do Prado Neto, representante do Fórum Estadual de Educação, foi o primeiro orador da Conferência e salientou que está posto um grande desafio onde tem início em Sergipe um grande evento, que visa também prosseguir em Brasília. "É desafio de todos nós, mas, sobretudo, dos gestores públicos", disse.

Neto disse ainda que é necessário investir nas políticas públicas do Brasil e transformar a escola num patrimônio social, que adentre os corpos e as mentes das pessoas e que seja como um espaço de produção do saber. "Todos os territórios precisam desse evento", destacou.

A secretária municipal Educação de Estância, Maria José, inicialmente agradeceu a sua equipe, ao prefeito Carlos Magno como também a UNIT porque cedeu o espaço para a realização do CONFIME. "O prefeito de Estância, Carlos Magno tem conduzido a Educação com democracia porque vem respeitando todos os segmentos", disse a secretária.

Maria José salientou ainda, que realizar essa Conferência, não é um simples evento para apenas discutir as questões municipais, mas sim, as nacionais. "Será um espaço de acordo entre os delegados dessa Conferência", informou.

A secretária agradeceu a comissão organizadora de todas as cidades participantes da região Sul, que se empenharam para a realização do CONFIME. "Esse é um espaço que tem que ser crítico, de sugestões e que todos participem desse documento", concluiu.

O prefeito Carlos Magno, realizou em poucas palavras a abertura do CONFIME e depois passou o microfone para o palestrante, que foi o professor e vereador José Domingos Machado Soares, o Dominguinhos do PT.

Dominguinhos antes de proferir a palestra, pediu um minuto de silêncio e em seguida uma salva de palmas em memória do professor de Santa Luzia do Itanhy, Jailton dos Santos, que faleceu recentemente.
O tema exposto pelo palestrante foi "o PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração".

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CONFIME

A última etapa da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014 será realizada no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014 e terá como sede a cidade de Brasília/DF.

No processo preparatório para esse importantíssimo evento educacional, da região sul de Sergipe reúne-se de 17 a 19 de julho de 2013, sendo Estância o município que sediará essa etapa intermunicipal, com o objetivo de vivenciar uma democrática mobilização social, garantindo assim a participação de todos aqueles que se interessam em promover educação de qualidade no Brasil.
Na Conferência Intermunicipal de Educação, é importante a participação de todos, principalmente dos atores fundamentais do processo educacional: estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre muitos outros segmentos e setores.
Na Conferência, ocorrerão debates e apresentação de propostas para melhorar a educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica e as demais etapas e modalidades de ensino.

Com a realização da Conae 2014, o Ministério da Educação, os movimentos sociais e seus parceiros institucionais garantem um espaço democrático, para que toda a sociedade expresse sua opinião e participe da organização da Educação Nacional. Ela incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais, que estão colocadas na sociedade brasileira.

Esse processo aglutina os desafios inerentes à educação nos âmbitos público e privado, analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação das políticas públicas, contribuindo assim com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 Estiveram presentes na abertura do CONFIME as seguintes autoridades: Carlos Magno Costa Garcia, prefeito de Estância; Ana Helena Andrade Costa, prefeita de Arauá; secretário de Educação de Boquim, Antônio Gois da Silva, que representou o prefeito Jean Carlos; secretário de Educação de Cristinápolis, Raimundo Carlos, representante do prefeito Raimundo Leal; prefeito de Indiaroba, José Leal da Costa; prefeito de Itabaianinha, Robson Cardoso Hora; prefeito de Umbaúba, José Silveira Guimarães; secretária de Educação de Estância, Maria José dos Santos; secretário de Educação de Arauá, Raimundo dos Santos; secretária de Educação de Tomar do Geru, Pergentina de Souza Fonseca; secretária de Educação de Salgado, jeany Maria Santana Souza; coordenador de Educação de Santa Luzia do Ytanhy, Eliel Santos Bonfim; Angela Maria de Melo, presidente do SINTESE; José Wellington de Almeida Siqueira, diretor da DRE-1; Rubens Marques (Professor Dudu) presidente da CUT/SE; Alberto Henrique, vice-presidente da USES; Silvia Regina, gerente da Educação do SENAI; Roberto Silva, vice-presidente da CUT/Se; Ana Lúcia Lima, coordenadora de Mobilização e Sistematização do Forum Estadual de Educação; Eliane Borges, presidente do Conselho Estadual de Educação; Wagner B arreto, diretor da UNIT/Estância; Arilmara Bandeira, gerente de Ensino do IFES; Maria Luzia Pinheiro, secretária adjunta de Saúde de Estância; Marcos Antônio Rodrigues, chefe de gabinete de Umbaúba; Tereza Barreto, secretária de Controle Interno de Arauá; Magno de Jesus, secretário de Comunicação de Estância; Joseane Dias Soares, secretária Chefe de Gabinete e Coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres, José Carlos, representante do Contracs e diversos profissionais da área educacional.





Fonte: SECOM Prefeitura Mun. de Estância

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&