Pular para o conteúdo principal

Gilson Andrade, um parlamentar presente e atuante

Dep. Gilson Andrade (PTC)
O deputado Gilson Andrade  tem atuação intensa como interlocutor entre  comunidades,  prefeituras  e governo do Estado. Esse trabalho tem resultado em muitas conquistas (recursos para obras e serviços) para municípios, sobretudo, para Estância onde fica a sua base eleitoral.

Além dessa atuação constante,  doutor  Gilson está envolvido com questões que  indiretamente dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da população, como projetos de leis da sua autoria aprovados,  discussões que englobam temas como  saneamento, saúde, meio ambiente, educação, gestão pública e infraestrutura defendidos na alese.

No programa Gilmar Carvalho  de sexta-feira, 30,  o senador Eduardo Amorim (PSC) revelou que no decorrer da semana fizera alguns pronunciamentos no Senado Federal acerca  da expansão da Universidade Federal em Sergipe visando  o sertão sergipano, a região do Baixo São Francisco, região do Vale de Japaratuba e para Estância.  Enfatizou ainda que na semana passada  esteve   acompanhado de parlamentares quando se reuniu  com o  professor Ângelo Antoniolle reitor da UFS, ocasião  em que a Universidade mostrava  seus anseios e projetos de expansão.

De acordo com o senador Amorim, o deputado Gilson Andrade tem lutado muito pelo Campus de Estância, sempre participativo, somando forças, em plena defesa. Para Gilson Andrade a questão do Campus Universitário de Estância  deve ser abraçada por todos os políticos, não só de Estância, mas de toda região. O Campus  é a certeza da materialização do sonho de muitos sergipanos e, em especial, dos estancianos, defende Gilson. 

Vale ressaltar que o ex-prefeito Ivan Leite é uma das cabeças pensantes desse projeto. Sua luta é constante. Haja vista que quando esteve como prefeito assinou convênio com o IFS visando o curso de Engenharia, previsto para  ser iniciado nas instalações do CAIC neste semestre;  Ivan continua disposto a lutar pelo campus da UFS, o deputado Gilson Andrade da mesma forma, o que deve ser fortalecido  pelo prefeito Carlos Magno que sobre o assunto anda reticente. É claro que se deve contar com o apoio da bancada sergipana em Brasília, mas o governador em exercício (JB) deve mostrar aptidão em abraçar essa causa.

O deputado Gilson Andrade é dos  parlamentares que não dormem no ponto: responsável  pela aprovação da verba na ordem de R$ 15 milhões (Proinvest) para a nova rodovia Estância/litoral;  confirmado pelo secretário da Seinfra (Valmor Barbosa) que é insistente nas cobranças  ao governo do Estado  acerca das obras agendadas, por exemplo, a rodovia de Santa Luzia ao Povoado Crasto que visa ampliar o turismo da região;  a construção da Passarela sobre o Rio Piauitinga;  melhorias na educação, na saúde pública e segurança e etc.

Essa semana conseguiu que fossem aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça sete projetos da sua autoria.  Como podem ver, doutor Gilson trabalha, é um parlamentar presente e atuante .



Por: Genílson Máximo





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&