Pular para o conteúdo principal

MOSAICO


Rubens Marques de Sousa (Dudu)


SEMÁFOROS MUDAM A ROTINA DO TRÂNSITO EM ESTÂNCIA

Semáforos foram instalados na cidade de Estância e a novidade veio acompanhada de polêmicas, e neste sentido já ouvi algumas falas contrárias ao uso da tecnologia, mas a maioria da população aprovou. A SMTT com certeza corrigirá algumas falhas, pois em alguns pontos o sinal vermelho demora além do necessário enquanto o verde tem o tempo reduzido.

MULTA PRA QUEM NÃO RESPEITAR A SINALIZAÇÃO

Há determinadas pessoas que não se enquadram a nenhuma regra. Mal os semáforos foram instalados em Estância e alguns condutores de motos e motonetas estão desrespeitando as normas ao passar em alta velocidade, com o sinal fechado, colocando em risco a vida dos pedestres. Multa neles!

ACABARAM AS FILAS NOTURNAS NO POSTO MÉDICO CLÓVIS FRANCO           

Um problema que parecia insolúvel teve fim assim que a Drª Marta Angélica assumiu a Secretaria da Saúde do município de Estância. Trata-se daquelas pessoas que dormiam na fila para conseguir marcar uma consulta pelo SUS. Era comum a população chegar aos postos a partir das 19h00 para marcar as 7:00 do dia seguinte. Um detalhe, os usuários dormiam na calçada.

HERMANN HOFFMAN RETORNA A CUBA

O estudante de medicina Hermann Hoffman voltou para Cuba no domingo dia 25 do corrente mês depois de ter passado quase dois meses em Estância. Hermann se formará em agosto do próximo ano e regressará para o Brasil definitivamente para aplicar a medicina humanística, bem diferente da ótica capitalista.

DENUNCIA DE CORRUPÇÃO ABALOU A ADMINISTRAÇÃO DE CARLOS MAGNO (DEM)

Ao completar seis meses a administração comandada por Carlos Magno (DEM) foi sacudida por denuncia de corrupção alusiva a contratações de shows durante os festejos juninos, e culminou com a queda de seis secretários. Até agora nada foi esclarecido, enquanto isso quem não tinha nada a ver com o problema saiu com a imagem arranhada. Eu tenho informações de que um dos secretários exonerados foi o pivô da crise, já que foi ele quem concentrou todos os contratos, por isso não entendi o porquê de “tantas quedas”. Para salvar a imagem da administração, Carlos Magno aplicou uma dose desproporcional, ou seja, ao invés de dar um tiro certeiro de fuzil, optou por atirar com uma garruncha espalhando chumbo pra todo lado, acertando em quem merecia e em quem não merecia. Uma coisa é certa, houve malandragem sim.

IVAN LEITE DEPUTADO ESTADUAL

Novidade nos bastidores da política estanciana dá conta de que o ex-prefeito Ivan Leite poderá ser candidato a Deputado Estadual e fará dobradinha com o Pastor Jonny, que disputará uma vaga para Deputado Federal. Caso a informação seja verdadeira, como ficará a situação do Deputado Gilson Andrade? Estância só elegerá um Deputado e olhe lá, os demais atuarão apenas como figurantes no processo eleitoral. O presidente da câmara de Vereadores Tito Magno tem ensaiado o anuncio de sua candidatura também a Deputado Estadual, mas pelo que se sabe, o seu pai – o prefeito Marcos Magno – está aconselhando o filho a desistir da ideia.

DIZEM QUE A POLÍTICA É A ARTE DO POSSÍVEL

Que ninguém fique de cabelos arrepiados se o prefeito Carlos Magno apoiar Ivan Leite para Deputado Estadual, em troca de apoio para a sua reeleição a prefeito. Não esqueçam de que os dois já fizeram uma aliança pontual no passado.

MARCIO SOUZA DO PSOL MAIS UMA VEZ

O povo estanciano analisa a candidatura de Marcio Souza como certa e acredita que desta vez ele poderá surpreender, até porque ele vem crescendo a cada pleito, a exemplo do último para prefeito quando Marcio chegou perto dos 4 mil votos. Ele é uma boa opção de esquerda, mas há quem diga que Psolista prefere indicar outro nome para disputar o legislativo estadual e se resguardar para a prefeitura em 2016. Um detalhe importante, não há vácuo na política, e por isso caso Marcio não seja candidato o espaço poderá ser ocupado, pelo PSOL ou não.

E ZÉ MAGNO?

Será que Zé Magno vai “pendurar as chuteiras” ou vai entrar em campo mais uma vez? Ele foi vereador com mandato destacado e na última eleição para deputado fez uma campanha relâmpago, sem visibilidade e mesmo assim obteve 5 mil votos, um desempenho respeitável. O problema é que hoje ele atua como interventor do Hospital Regional Amparo de Maria em Estância. E ai? Vai continuar na burocracia estatal atrás de um bureau ou voltará as ruas pra fazer política? Vale ressaltar que o destacado mandato de Magno contou com a contribuição de Miguel Viana, ex-secretário da cultura de Estância.

PROGRAMA A HORA DA VERDADE VAI AO AR EM ESTÂNCIA

O programa de rádio “A Hora da Verdade” estreou no sábado dia 24 na Rádio Comunitária Mar Azul FM, sob o comando de Dílson Águia, Acrísio Gonçalves e José Carlos (Caxiado). O programa faz parte do projeto de comunicação do SINTESE coordenado em todo o estado por Joel Almeida e Ana Carolina Westrup.

GREVE DO SAAE

Trabalhadores do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância paralisaram as atividades durante três dias para cobrar o reajuste salarial, mas o prefeito Carlos Magno alega que o SAAE está descapitalizado e que só poderá conceder o aumentos e reajustar a tarifa de água que está há quatro anos sem sofrer qualquer alteração. Para piorar a situação o projeto de reajuste dos salários e da tarifa sequer entrou na pauta para votação, e enquanto isso os trabalhadores estão no prejuízo. Os serviços prestados pelo SAAE estão entre os melhores do Nordeste, inclusive a qualidade da água, isso se deve a dedicação dos trabalhadores, apesar dos baixos salários. O sindicato da categoria, o SINDISAN tem acompanhado juntamente com a CUT todas as paralisações e negociações. Em uma das manifestações um operário saiu com essa: “os vereadores estão demorando a votar o nosso reajuste porque o deles está garantido, 8 mil reais por mês”. Indexar os dois reajustes é inconstitucional.

ARTICULAÇÃO PERVERSA

Existe uma articulação perversa para atacar moralmente a professora Maria Augusta Alves de Oliveira, dirigente do SINTESE e presidenta do conselho municipal de alimentação escolar de Estância. Augusta no exercício do mandato no CAE tem agido com correção na defesa da aplicação do dinheiro público na compra da alimentação, e isso tem gerado conflitos com aqueles acostumados a resolver as coisas de forma açodada. Ela tem sido rigorosa na prestação de contas, licitação etc. Em uma das reuniões Augusta foi acusada de colocar em risco o fornecimento da alimentação escolar com a suspensão de repasse de verbas federais por não dar o parecer na prestação de contas. O clima esquentou e a reunião terminou na delegacia de polícia. Era tudo o que aqueles que não toleram o pulso firme de Augusta na aplicação das verbas públicas queriam para tentar desmoralizá-la. Dias depois a procuradoria do município deu parecer favorável e corrigiu todos os problemas envolvendo a substituição de membros do conselho – inclusive de gente que já havia morrido - e prestação de contas, conforme pedido de Augusta.

REFORMA DO COLÉGIO WALTER FRANCO NÃO ACABA NUNCA.

A reforma do Colégio Estadual Walter Franco em Estância está próxima de completar dois anos, e quando for concluída já estará precisando de outra. Uma vergonha. Planejamento zero e muitas desculpas esfarrapadas. A situação do Colégio Estadual Gilson Amado também em Estância está na mesma situação. O que se sabe é que todo mundo manda na Secretaria da Educação, menos o secretário.

BARCO DE FOGO                                          

A Deputada Estadual Ana Lúcia (PT) transformou através de lei o Barco de Fogo em patrimônio imemorial. Durante apresentação do Projeto “Calçadão Popular” em Estância, Ana Lucia teve o prazer de acender o estopim de um barco na Praça Barão do Rio Branco, que rasgou a escuridão iluminando ainda mais a alma cultural do povo da cidade do poeta condoreiro José Maria Gomes de Souza.

É MELHOR OUVIR CERTAS COISAS DO QUE SER SURDO

Tem político que anda a me atacar nas esquinas e em “rodas de cerveja” e de repente mudou de ideia e passou a dizer que votará em mim para o PED – Processo de Eleições Diretas do PT. É melhor ouvir do que ser surdo. Qual o interesse que o fez mudar de opinião?  Nesse voto eu não acredito.

O VEREADOR ARTUR FOI COERENTE

O Vereador Artur Oliveira (PT) foi consultado por dirigentes do parido sobre a possibilidade de votar em mim (Dudu) para presidência do PT, e ele foi enfático ao declarar que não votaria de jeito nenhum, e que prefere votar em Mario Dias que é de um grupo diferente do dele (Mario é do grupo de Marcio Macedo e Artur do grupo de Rogério carvalho). Diante das divergências politicas, ideológicas e de encaminhamentos que temos eu não esperava outra resposta. Eu prefiro a resposta dura, mas verdadeira, do que o elogio falso.

JOALDO SANTOS (PT)

O ex-candidato a prefeito de Estância, Joaldo Santos sempre foi marcado pelo traço do pragmatismo e desta vez ele não fugiu a regra, e está conversando com todas as tendências do PT para tentar unificar uma chapa e eleger um candidato a presidência do partido em Estância, capaz de construir um projeto que leve o PT a prefeitura em 2016. Hoje ele é um dos principais articuladores da campanha do Deputado Federal Rogério Carvalho a presidência estadual do PT.

AE – ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA TERÁ CANDIDATO AO PED

A Articulação de Esquerda (tendência interna do PT) terá candidato a presidência do PT nacionalmente e o nome é o do comandante Valter Pomar, intelectual e militante da esquerda na América Latina, com incursões pelo mundo, para a direção estadual teremos a Deputada Ana Lucia, que dispensa comentários e em Estância o meu nome (Dudu) foi o escolhido pela tendência.


O POVO MUDO NÃO MUDA

Dia 7 de setembro acontecerá manifestação após o desfile cívico como vem ocorrendo nos últimos anos. Estão na coordenação da atividade a CUT, SINTESE, SINDISEME, MST, juventude da Articulação de Esquerda, Juventude do PSOL, Movimento dos Sem Teto etc. A proposta não é transformar a manifestação em instrumento de disputa política partidária, mas de servir como espaço plural incubador de democracia direta. Possivelmente não usaremos carro de som este ano, mas o bom e velho megafone para horizontalizarmos a participação e evitarmos os oportunistas que não contribuem em nada na estrutura nem mobilização mas adoram bradar aos microfones.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&