O objetivo é promover um espaço de debate público sobre no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças
O Governo de Sergipe, por meio do secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, reuniu-se com as Organizações da sociedade civil organizada engajadas na temática dos direitos humanos a fim de articular a participação do Estado de Sergipe no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que este ano terá como tema " Diálogo e Respeito às Diferenças".
O evento acontecerá em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro de 2013, contará com a participação das organizações da sociedade civil organizada; sociedade civil; organizações internacionais; governos federal, estaduais e municipais; poder Judiciário; poder Legislativo; Instituições de ensino, pesquisa e afins. Sergipe participará ativamente do encontro. Governo Estadual em parceria com o Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Sergipe mobilizarão cerca de 300 pessoas para participarem do Fórum.
O FMDH é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos. Concebido para aproximar e integrar pessoas e organizações, o FMDH será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas. Para mais informações sobre o FMDH, há um site específico é só acessar www.fmdh.sdh.gov.br.
"O nosso papel é de articulação junto com a sociedade civil, através do Movimento Nacional dos Direitos Humanos. Temos por objetivo disparar um processo para uma etapa local preparando-nos para a etapa estadual a fim de articularmos nossa participação e composição da caravana sergipana para o Fórum Mundial de Direitos Humanos. Pretendemos que Sergipe tenha uma representação significativa no evento, que essa experiência seja enriquecedora e que todos que compuserem a caravana sejam potencializadores aqui no Estado de tudo o que for extraído deste momento tão importante em prol dos direitos humanos", explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.
Para a articuladora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Sergipe, Lídia Anjos a participação de Sergipe no Fórum Mundial é uma grande oportunidade de desmistificar a temática. "É extremamente importante porque vai reunir segmentos de todas as instâncias dos direitos humanos. A gente entende que só é possível construir alternativas quando são chamadas as pessoas envolvidas para falarem de suas realidades. Será uma oportunidade de desmistificar a ideia dos direitos humanos, compreendendo-o como respeito à dignidade de todas as pessoas. O Estado de Sergipe não poderia ficar de fora desta iniciativa", pontua.
Por: Maira Cristina Pereira Ribeiro
Comentários