Pular para o conteúdo principal

IVAN LEITE, UM DOS MAIORES EXPOENTES DA POLÍTICA DE SERGIPE



Ivan Leite é dos maiores expoentes da Política de Sergipe. Político ético, de zelo pelo erário público; exemplo a ser seguido por aqueles que almejam adentrar na política.

Ivan carrega relevante experiência política em quase três décadas de atuação na vida pública: Deputado Estadual 1991/1998; Secretário de Estado da Indústria e Comércio de 1995 a 1998; Superintendente do SEBRAE de 02/01/2001 a 05/04/2002 (afastou-se para concorrer às eleições de outubro/2002 ao Senado, auferiu quase 200 mil votos; Prefeito de Estância (SE) por dois mandatos consecutivos, 2005/2012.

Como Prefeito primou pela Educação, construiu e reformou escolas; "caprichou" na Merenda Escolar; dotou o Transporte Estudantil de 33 ônibus "Caminho da Escola"; desses, dez comprados com recursos da Prefeitura (R$1.750,000 00); garantiu Material Didático em quantidade e qualidade; reformou e construiu Creches, com atendimento para mais de 500 crianças por dia e com oferta de cinco refeições diárias, acompanhamento de nutricionista, assistente social, médico/odontológico e educação infantil.

Atraiu empresas de pequeno, médio e grande porte – Brahma (AmBev), Crown (Arumã), Sergitex e outras. Em oito anos viabilizou a implantação de mais de vinte empresas no município, ampliando a geração de empregos. Passou o ICMS do 6º para o 4º lugar no ranking do Estado.

Em apoio às famílias rurais foram viabilizados diversas ações tais como: cessão de horas de tratores (gratuitas); distribuição de sementes de milho e feijão; vacinação dos animais eqüinos contra o Mal de Roda; Inseminação Artificial (melhoramento bovino) com sêmen das raças Nelore Holandês e Gir Leiteiro e promoveu o desporto envolvendo as comunidades  urbana e rural.

Atletas de todas as modalidades foram prestigiados - cessão de fardamentos, troféus, prêmios em dinheiro; promoveu copas, torneios, concedeu incentivo a diversos atletas participantes de eventos dentro e fora do estado, como fora do país.

Valorizou e resgatou as festas tradicionais – São João, Carnaval, Réveillon. Estância alcançou destaque em nível nacional com os festejos juninos, o Barco de Fogo. O carnaval de Rua revelou-se o melhor do estado com eleição da Rainha do Carnaval, eleição do Rei Momo, evento que rendeu notoriedade; a festa momesca contou com a participação de quatro escolas de samba; oito blocos e desfiles carnavalescos de blocos particulares (venda de abadás).

‘Educação é o caminho para a realização do homem’, frase de Ivan Leite.

Durante os seus dois mandatos de Prefeito, Ivan Leite conseguiu a proeza de implantar em Estância um Campus do IFs, como também um Campus da UAB/UFS. Esses dois proporcionam a centenas de estudantes a certeza de um futuro brilhante. A luta  para implantar um Campus Presencial da UFS em Estância  continua acesa.

No mês de dezembro/2013 fez doação de terreno ao SESC e SENAC para a construção de um Campus, no Bairro Estancinha, na saída para a cidade de Santa Luzia; uma ação que vem roborar o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população  e cria oportunidades futuras para a juventude.

Por:Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&