Pular para o conteúdo principal

Associação de vendedores vai à Câmara e pede socorro

Vendedores

Ontem (11/02) pela tarde, representantes da Associação de Vendedores Ambulantes, tendo à frente Carmem Capeta, estiveram no Palácio Prefeito Pascoal Nabuco e ocuparam espaço no Plenário Filadelfo Luiz da Costa, no sentido de pedirem socorro aos doze vereadores por conta do conflito de interesses comerciais com empresário que tem da prefeitura a permissão de explorar o comércio de alimentos e bebidas durante carnaval de praia. 

Segundo Carmem Capeta, presidente da associação, a empresa liberou acesso para 20 vendedores quando a associação congrega mais de 50 e, mesmo assim, estes têm ainda que vender a mercadoria de propriedade da empresa contemplada, uma espécie de terceirização.  Os vendedores estão na bronca porque fizeram investimentos em mercadorias e agora podem ficar no prejuízo.

Sérgio Larissa 
O Presidente Sérgio Larissa foi o primeiro parlamentar a usar a tribuna na sessão de ontem  para falar em defesa dos vendedores ambulantes. Seguido do vice-presidente Pedro Benjamin (PPS) e dos vereadores Misael Dantas (PSC), Tertuliano Pereira (PRB), Sérgio Bezerra (PCdoB) e Cristóvão Freire (PSB) líder do prefeito. As falas foram uníssonas; foi concertado que ao final da sessão se reuniriam com o prefeito em busca de uma solução. Vale lembrar que a supracitada associação é composta de vendedores que atuam há mais de 20 anos no ramo.


"Prefeito está sem rumo", diz Sergio Bezerra

"Lamento a forma em que o prefeito está tratando vocês. Vocês não são os únicos sofredores não. Existem outras pessoas também perseguidas. Essa é a forma brilhante que o prefeito diz tratar o povo de Estância. O prefeito Carlos Magno está perdido e sem rumo. Esta Casa irá defender vocês. Iremos procurar o prefeito para encontrar uma solução", pontuou o parlamentar Bezerra.

"Sou de bancada de situação, mas está errado"

O vereador do PSC, Misael Dantas foi firme na defesa dos ambulantes: "Quero dizer que somos de bancada de situação, está errado, em cima da hora, a toque de caixa e repique de sino modificar o comércio de pessoas que têm mais de 20 anos no ramo. Eu não queria acreditar que isso fosse acontecer. Mas, contem conosco, iremos hoje ainda conversar com o prefeito", externou o edil, Dantas.

Vereador Pedro Benjamin lamenta gafe cometida pela gestão municipal
Pedro Benjamin

Pedro Benjamin (PPS) também usou a tribuna e salientou que reconhece o esforço do prefeito municipal no incentivo dado às escolas de samba e blocos carnavalescos. Todavia, repudia o ato de entregar a uma empresa a exploração comercial de bebidas durante o evento de carnaval em detrimento aos vendedores ambulantes. "Além disso, temos uma carência de festa, os vendedores esperam por este momento há meses, se prepararam com mercadorias e agora enfrentam esse conflito de interesses. É lamentável", considerou.  Lembrou que a festa acontece neste final de semana e ainda não se sabe os nomes das atrações contratadas. Benjamin também está somado aos demais parlamentares que irão dialogar com o prefeito em busca de solução para o conflito.

“Brilho” tira o brilho de vendedores ambulantes, diz vereador do PT

Artur Oliveira
O vereador petista, Artur Oliveira, usou a tribuna para também colocar peso na defesa aos vendedores ambulantes de Estância.  “Eu tenho certeza que esse é o pensamento de todos o de sair em defesa desses trabalhadores que esperam as festas de Estância para vender os seus produtos. Muitos compraram há algum tempo as mercadorias, aproveitaram promoção, compraram no cartão ou fiado e acontece um ‘brilho’ que não é um brilho para a festa, mas um brilho que tira o brilho de vocês. Vocês são trabalhadores e muitos não têm mais espaço numa dessas fábricas, vivem do trabalho honesto. É preciso que este espaço não lhes seja tirado. Vocês estão corretos em procurar a Câmara, podem contar com o apoio de todos dessa Casa”, grifou o parlamentar petista. 
 
Sérgio Bezerra apresenta requerimentos e a Câmara aprova por unanimidade

O vereador Sérgio Bezerra (PCdoB), na sessão dessa quarta-feira, 11, foi
proponente de dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade. Um dos requerimentos pede ao diretor da SMTT informações acerca do contrato das câmeras de vigilância instaladas no centro comercial feito em junho do ano passado. Bezerra quer  saber  quanto custou, porque ainda não estão operando e o que está faltando, questiona o vereador. 
Sérgio Bezerra

Em justificativa de voto favorável, o vereador Artur Oliveira (PT) salientou que as câmaras não são kits de decoração da cidade, estas devem cumprir com o objetivo para o qual foram instaladas.

Outro requerimento aprovado pede à direção do SAAE informações como há quanto tempo os servidores da referida autarquia assistem à empresa e qual a necessidade de contrato de empresa terceirizada para efetuar atividades, segundo o vereador, exercidas pelos servidores do SAAE.  Sérgio Bezerra quer saber também o valor do contrato e qual o serviço  prestado ao SAAE.


Júlio Camelô imprensa o prefeito

Outro requerimento  aprovado na tarde  foi o de nº 12/2015, do vereador Júlio André (PMN) encaminhado ao prefeito  que solicita  cópia do contrato da obra  de construção da Caixa D’água do Bairro Candeal e os motivos que levaram a obra ser paralisada.  

Vereador Dominguinhos
Dominguinhos preocupado com a AIDS

O vereador José Domingos Machado  (PT) também obteve o apoio dos  seus pares e conseguiu que fosse
aprovado requerimento da sua autoria, o de n° 09/2015, que  pede informações  a secretária da Saúde, Marta Angélica, que informe  à Câmara  o trabalho desenvolvido pela Pasta no combate e prevenção do vírus HIV, bem como campanhas de incentivo à realização do teste rápido para diagnóstico do vírus.

Ascom/Legislativo

Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das