Pular para o conteúdo principal

Prefeito Carlos Magno diz ser o “Leão de Judá”


Prefeito Carlos Magno revela preocupação com queda de receitas

Na tarde desta segunda-feira, 20, o prefeito do município de Estância Carlos Magno foi à Rádio Marazul FM e expôs ao radialista Luiz Carlos Dussantus, apresentador do “Dia Dia Notícias”, a radiografia da crise que afeta a prefeitura de Estância.  Carlos Magno não está só no chororô, país afora prefeitos reclamam da crise econômica que afeta a governabilidade.

O prefeito não escondeu que sua gestão enfrenta um momento de crise e que será preciso empunhar firme as rédeas para manter a máquina administrativa em funcionamento, se abstendo de obras com recursos próprios, reduzindo despesas e sem abrir mão de manter em dia os salários dos servidores.   A princípio, disse, será necessária a redução de 20% da gratificação dos cargos em comissão já neste mês. E, mais adiante, se preciso, fará a redução do quadro de CCs. 

Não escondeu que a Prefeitura deve aos credores. Justificou que é por conta da redução das receitas. Garantiu que até o fim da sua gestão ninguém ficará sem receber porque o prefeito não pode deixar dívida para o futuro gestor, por lei. No entanto, mostrou-se arreliado com o repasse de royalties que chegou a 1,3 milhão/mês e reduziu para cerca de 600 mil e que pode chegar a zero em setembro porque a Plataforma de Piranema está quase parada.

Ainda sobre a crise, Carlos Magno sobressaltou que está monitorando o repasse de receitas a exemplo da cota do FPM que no mês passado foi de 400 mil e este mês cerca de 170 mil. O quadro não é animador e o prefeito será obrigado adotar medidas drásticas o que tem deixado membros do governo tensos, pois não se sabe ao certo que vai estar na roleta-russa.  Diante do impasse, prefeito não hesita e diz que “É necessário preservar a folha de pagamento dos servidores efetivos”.

Questionado por um ouvinte acerca do transporte dos universitários, o governante lembrou que o referido serviço é de obrigação do governo federal e que no começo da gestão ajudou com quatro ônibus.  “Como não é uma atividade de obrigatoriedade da Prefeitura, então já fica na lista primeira de corte porque a gente tem que manter os serviços essenciais da prefeitura”, ratificou.

Sobre as críticas que a gestão tem sofrido na mídia estadual e nas redes sociais, Carlos Magno as considera coisas da política; disse que são matérias pagas e que está focado na gestão. Afirmou que não vai dar ouvido aos adversários políticos porque não é a hora ainda.  “Quando chegar a minha hora, em julho, ai vocês vão ver o Leão de Judá nas ruas”, fez conhecida citação bíblica.

Mesmo enfrentando o “balança mais não cai”, o prefeito não perde a pose.  Realçou que em agosto vai inaugurar várias obras como o Calçamento de rua próximo ao Valadares, a Casa Acolhedora, o Posto de Saúde do CSU e o Calçadão da Feira. “O volume de obras realizadas em nossa gestão causa inveja na oposição. Temos avaliação de pesquisa e tenha a certeza de que estamos numa situação boa”, tirou onda. 

Lembrou que já foi homologada licitação para construção de 28 casas para atender às famílias atingidas na enchente de maio de 2009, através de emenda da senadora Maria do Carmo. Delineou ainda que irá construir três quadras esportivas contemplando as comunidades do Candeal, do Conjunto Santo Antônio e do Povoado Ribuleirinha. Também, salientou que irá concluir as obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Ivan Leite.

Atualmente o prefeito navega em uma avalanche de dificuldades, sendo denunciado por adversários políticos no MP que o acusam de ferir o limite prudencial, de separar Secretarias e criar cargos; está numa queda de braço com parlamentares de oposição com exposições nos programas de rádio; tem feito constantemente troca de Secretários; denúncias na mídia de demorar  pagar a credores, enfim; ainda tem que se equilibrar na corda bamba da crise para não comprometer o desempenho do governo. Diante da experiência de timoneiro que o tem,  diz  saber conduzir o barco nesse tempo de tempestade.



Por Genilson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das