Pular para o conteúdo principal

13 de fevereiro é Dia Mundial do Rádio


Aqui deixo o meu abraço ao radiodifusor engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite neste Dia.

Ex-funcionários da Esperança


Na noite de 25 de setembro, de 2009, os radialistas de Estância, na sua maioria os que passaram pela Rádio Esperança, prestaram homenagem a doutor Jorge Leite; à época ele estava aos 83 anos, lúcido, ativo, e ficou imensamente contente com o preito.  A homenagem aconteceu  na data em que é comemorado o Dia do Rádio (25 de setembro). 


No governo Lula o dia 21 de setembro – Dia do Radialista - tornou-se uma data simbólica e o dia 7 de novembro tornou-se a data oficial, Dia do Radialista. A mudança aconteceu em homenagem a data natalícia do músico e radialista brasileiro Ary Barroso.

Toda essa confusão de datas não tirou o brilho da homenagem prestada a doutor Jorge Leite. Ele foi o responsável por trazer a primeira emissora de rádio para o interior do estado a abrir as portas para dezenas de pessoas. A sua rádio foi batizada de Rádio Esperança, entrou no ar no dia 01 de maio de 1967. Completa 50 anos no próximo mês de maio. 

Maria Laurinda (operadora de áudio)

Doutor Jorge Leite é um incentivador do rádio. Deu oportunidade a dezenas de profissionais que hoje atuam em vários estados e cidade do país. Jamais conheci tamanho zelo pela qualidade da programação, sempre interagindo, opinando, dando sugestões, sempre valorizando a MPB, os cantores iniciantes. Dizia: “Se a Rede Globo, que é a maior TV do país,  massifica a divulgação da sua programação, então  vamos também nos esforçarmos para divulgar bem os nossos programas da grade”, nos ensinava com maestria.

Por muitos anos preparei as pautas do seu programa A ESPERANÇA CONVERSA COM VOCÊ e nós gravávamos em sua residência pouco  depois do meio dia assim que deixava o escritório da Sulgipe. Inicialmente com ajuda de um gravador portátil e com fitas cassetes. Tempos depois com  ajuda de um Tape Deck e com a evolução da tecnologia passamos a produzir  com ajuda de uma mesa de som, fones de ouvido, microfone e um aparelho de MD.

Comemoração dos 30 anos da Rádio Esperança


Ele era muito cuidadoso ao produzir as falas. Depois de gravadas queria ouvi-las, se não gostasse, gravava outra vez. Pedia-me para avisá-lo quando o programa fosse levado ao ar. Depois, por telefone, fazia-me os comentários. 

A emissora recebia fitas dos ministérios da Educação e da Saúde com programetes de 10 a 15 minutos. Ele autorizava colocá-los no ar sem receber nada como pagamento. Na apresentação do tema escolhido esse era o texto do introito: “Senhores e Senhores, mocidade amiga, voltamos a conversar com o prezado amigo e hoje o assunto é ‘Saúde Pública’. O Ministério da Saúde nos remete, periodicamente, gravações que tratam de vários temas ligado à saúde pública. São temas que se não tiverem interesse de imediato para a nossa gente, tem, sem dúvida, o valor de aumentar a cultura, o conhecimento que um dia pode ser necessário ser conhecido. Nós, da Rádio Esperança, fazemos isso com muito prazer, e de graça. O ministério da Saúde manda as fitas e nós reproduzimos sem nada receber em troca disso. Mas, temos o imenso gosto de saber que estamos sendo úteis à coletividade onde a Rádio Esperança está sendo ouvida. Senhoras e Senhores, mocidade amiga, até outra oportunidade”, assim  rubricava  os seus programas.

Na produção do programa



Por: Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das