Pular para o conteúdo principal

Vereador Zé da Paz cobra campanha de conscientização sobre os riscos de lagoas com esquistossomose

"A nossa região  é uma área endêmica para esquistossomose", relata Da Paz 


O recente caso da jovem estanciana  que  se encontra em São Paulo em tratamento por ter sido contaminada com esquistossomose, segundo a própria,  durante banho na lagoa dos tambaquis, motivou o vereador Zé da Paz  apresentar  a Indicação N° 180/2017 que pede ao Prefeito Gilson Andrade  que viabilize,  através do setor competente, uma campanha de conscientização sobre a prática de banhos nas lagoas do município de Estância com possíveis riscos  de transmissão da doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni que resulta na esquistossomose.

O caramujo Biomphalaria, que vive na água-doce, é hospedeiro intermediário e o verme passa para o homem quando este banha-se em córregos, riachos, valas alargadas, brejos, açudes, represas lagos e lagoas, onde haja pouca correnteza, infestados pelos caramujos contaminados.

Ao justificar a matéria,  Da Paz  salientou: "A nossa região  é uma área endêmica para esquistossomose e tem crescido o índice  de infestação da doença no município. É necessário um projeto de conscientização  encampado pelo Poder Público Municipal visando reduzir os riscos e, dessa forma, contribuir com a qualidade de vida da população", reforçou.

Os vereadores Edivaldo da Praia (SD)  e Artur Oliveira (PT) utilizaram a tribuna  para apadrinhar a matéria  em questão  e dize da necessidade de a Prefeitura desenvolver uma campanha de esclarecimento à comunidade por meio do rádio, de jornais, sites, redes sociais, mídias itinerantes.


Ascom CVE

Genílson Máximo