Pular para o conteúdo principal

Presidente da CVE André Graça prestigia evento de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

"Fico contente porque vejo que a gestão está no caminho certo", disse André. 

 
Na manhã desta sexta-feira, 19,  o presidente da Câmara de Vereadores de Estância (CVE), André Graça,  prestigiou  o evento "Faça Bonito",  em referência ao Dia Nacional  de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lembrado na quinta-feira (18), promovido pela Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Estância.

A solenidade  ocorreu nas instalações do Palácio Prefeito Pascoal Nabuco, sede da Câmara Municipal, do qual se fizeram  presentes o prefeito Gilson Andrade, a vice-prefeita Adriana Leite,  os vereadores  Misael Dantas,  Dode, secretários municipais, agentes policiais, sociedade, psicólogos,  imprensa e grande público.

Ao fazer uso da palavra o presidente da CVE, André Graça,  parabenizou o ator de teatro Wilton Santos que apresentou um monólogo enfatizando cenas de uma criança abusada pelo padrasto. Em sua preleção lamentou  a dura realidade de crianças que são forçadas pelos pais a irem para as ruas em busca de dinheiro, a pedirem esmolas,   deixando de estudar e terem  um futuro  de sucesso.

"Ficamos contentes  porque a gestão está no caminho certo pois, desde o início  é visto o compromisso do prefeito  Gilson Andrade com as políticas de amparo à criança e ao adolescente, por  exemplo, ter nomeado como Secretária de Assistência, Dani,  uma pessoa competente e comprometida com as políticas aqui expostas. Vamos Fazer Bonito, deixar as bandeiras partidárias de  fora, o país enfrenta um momento de crise e  todos nós somos chamados a dar as mãos e trabalharmos na proteção e amparo às nossas crianças e aos nossos jovens adolescentes mirando um Brasil melhor para o futuro", concluiu.


Ao discursar, Adriana Leite (vice-prefeita) lembrou do caso da menor Araceli, assassinada  em  18 de maio de 1973, em Vitória (ES), o  corpo  encontrado 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências. "De lá para cá muito pouco mudou, mais de 40 anos, ainda acontecem  números obsurdos de abusos às crianças país a fora", lamentou.

O prefeito Gilson Andrade  fez uso da tribuna   e  enfatizou: "Não pudemos tratar o tema Criança e Adolescente apenas através da Secretaria de Assistência, mas, como os Senhores vêem aqui, através do conjunto de Secretarias,  cada uma com a  sua atuação, embarcando ações concatenadas em apoio à criança e ao adolescente em todo o município. É o nosso compromisso para com os nossos munícipes", evidenciou.

Gilson Andrade mostrou-se entristecido ao relatar números  que acrescem a violência de abuso sexual   contra criança. "Hoje nós temos no menor Estado do Brasil, Sergipe, mais de 800 casos por ano de abuso sexual a criança e ao adolescente. Se dividido por dia, é perto de 30  casos por dia. Não pudemos achar que isso seja normal", grifou.

A celebração do  Dia Nacional  de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, foi ainda  sedimentada com exposição proferida pela delegada Daniela Lima, com pronunciamento do vereador, líder do Prefeito na Câmara, advogado Misael Dantas.

Em memória à menina Araceli, uma das mais emblemáticas vítimas de violência contra a criança no país, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

Palestrante delegada Daniela Lima
Secretária de Assistência, Dani
Público presente
Vereador Misael Dantas
Ator Wilton Santos



Ascom CVE.
Genílson Máximo