O
Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) reuniu prefeitos eleitos e suas equipes
técnicas nesta quarta-feira, 25, por meio de encontro online que teve como tema
central as transições de governo nos municípios sergipanos. Realizada em
parceria com a Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) e o Conselho
Regional de Contabilidade (CRC/SE), a iniciativa recebeu mais de 110
participantes de maneira remota e em tempo real.
Na
abertura, o conselheiro presidente, Luiz Augusto Ribeiro, elogiou a disposição
dos novos gestores na busca por conhecimentos técnicos que poderão contribuir
com o alcance na qualidade dos serviços públicos.
"O
objetivo principal deste encontro é demonstrar a importância da transição de
governos como condição essencial à continuidade na prestação dos serviços
públicos, como meio de alcance da eficiência na administração pública",
destacou o conselheiro.
A
ênfase dos trabalhos esteve na Resolução TC nº 338, de 2020, que trata das
transições de governo no âmbito do Estado de Sergipe. Entre outros aspectos, a
norma estabelece que os prefeitos em final de mandato devem designar servidores
incumbidos de repassar informações e documentos a uma Comissão de Transição
indicada pelo candidato eleito.
As
orientações foram conduzidas pela Unidade de Informações Estratégicas do TCE,
representada pelo seu coordenador, Ismar Viana, e pelos demais integrantes da
Unidade.
Também
colaboraram no diálogo com os representantes das futuras gestões municipais os
analistas de controle externo II, Gidel Matos e Shara Lessa, coordenador de
Auditoria Operacional e assessora de Planejamento e Controle do TCE,
respectivamente.
Uma
das novas gestões representadas foi a do município de Macambira, cujo
coordenador da equipe de transição, José Américo Dantas, parabenizou o TCE pela
iniciativa: "Só tenho a agradecer aos expositores pela forma como foi
conduzido o evento, pois nos dias atuais ainda tínhamos dúvida quanto à Resolução
338", comentou.
Por DICOM/TCE
Comentários