Pular para o conteúdo principal

GUARDA-VIDAS DE ESTÂNCIA VISITAM GTA - GRUPAMENTO TÁTICO AÉREO



"Muitas vezes, as pessoas entram no mar aparentemente calmo, perdem a noção de distância e se afastam da praia". "É nesta hora que o guarda-vidas adverte", explica Faustino, Coordenador do Guarda Vidas de Estância.

Formandos do Curso de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de Estância visitaram na manhã da última sexta-feira, 02, as instalações do Aero Clube de Aracaju qual ficam estacionadas as aeronaves do GTA - Grupamento Tático Aéreo de Sergipe.

Os Guarda-Vidas de Estância foram recebidos por militares e policias civis que no momento realizaram uma breve instrução de como funciona a aeronave do GTA em caso de resgate e patrulhamento em aéreo.

O soldado PM Canuto explica que o GTA somente se desloca para uma ocorrência em casos extremos que realmente vá precisar do resgate e patrulhamento aéreo.
A instrução em relação ao grupamento de salvamento aéreo foi bastante proveitosa e os guarda-vidas adquiriram mais conhecimento e contato com a equipe do GTA.

Muitos acidentes ocorrem nas profundezas do mar como as dos surfistas e banhistas que adquirem autoconfiança em si para encarar a força da natureza e acabam por necessitar dos serviços de resgate aéreo.

Segundo o soldado PM Canuto o resgate aéreo pode ser feito pelo "puçá", rede utilizada para retirar vítimas do mar, ou também diretamente pelo guarda-vidas que pula na água e é auxiliado por um barco.

Enquanto o soldado Canuto explicava sobre as questões de salvamento aéreo, especificamente falando em afogamento os guardas vidas iam se familiarizando com as características e peculiaridades da aeronave. Eles observam como se faz o embarque de uma maca ou de duas, eventualmente, e também como se faz um salvamento aquático.
"Como ele deve se posicionar para fazer o salto para alcançar uma vítima de afogamento", explicou o soldado.

APROVAÇÃO - Os Guardas Vidas, que já tem certa habilidade técnica por serem guardas municipais, pela primeira vez participaram dessa visita ao GTA. "Ocorrências pode acontecer a qualquer momento e, por isso, precisamos estar preparados para conseguir desempenhar um bom trabalho para qualquer tipo de vítima", disse Sargento Elielson. Que recebeu nosso grupamento de Guarda-Vidas.

PREVENÇÃO - Desde o início do curso os guarda-vidas vêm mostrando está preocupado com a prevenção e disseram que irão realizar orientações, advertências nas praias. "Muitas vezes, as pessoas entram no mar aparentemente calmo, perdem a noção de distância e se afastam da praia". "É nesta hora que o guarda-vidas adverte", explica Faustino, Coordenador do Guarda Vidas de Estância.

Quinze homens participaram da aula que consistiu na diversidade de informação de como proceder no embarque da aeronave, saltar da aeronave, fazer a abordagem da vítima, soltar a puçá (rede de salvamento), fazer o resgate e levá-la a solo para os procedimentos de primeiros socorros. As instruções teóricas foram de suma importância para que os guarda-vidas de Estância adquirissem mais conhecimentos na área e assim tivesse mais contato com o GTA, a fim de colaborar com a informação no caso de um afogamento na região que possa ter o auxilio do salvamento aéreo.

De acordo com o coordenador da Guarda Vida, José Faustino, o treinamento vai permitir que os salva-vidas possam ser requisitados a qualquer momento pela equipe do GTA para agir em casos de salvamento aquático. Antes dessa etapa do curso, os salva-vidas participaram de treinamento para resgate em água parada (piscina), resgate em rios e resgate com mergulho.
Saindo do Aero Clube fomos até a Associação dos Militares de Sergipe onde foram realizados mais treinamentos com os guarda vidas, que estavam sendo instruídos pelo 1º sargento Uchôa e Tenente Caldas.

O treinamento consistiu de uma boa aula prática sobre prevenção, salvamento e pós-salvamento com vitima.
Na manha deste sábado, 3, os Guarda Vidas realizaram seu penúltimo estágio na Praia do Abais onde participaram de aula prática em locais de risco com vitima de afogamento.

SECOM/Prefeitura de Estância

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&