Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO DE SANTO AMARO RECEBE NOVE OBRAS EM UM SÓ DIA

prefeito Chileno inaugurou canteiros, PETI, posto 24h e a obra do trevo na entrada da cidade. Nos próximos dias mais obras serão inauguradas
    Nove importantes inaugurações marcaram o fim de semana em Santo
Amaro das Brotas que em oito meses de nova gestão tem vivenciado o progresso no município com obras em todas as áreas prova do compromisso que o prefeito Luis Herman(PR), Chileno , com o povo santoamarense. Há anos o cenário da cidade era de total abandono. As praças sujas e escuras eram sinônimo de insegurança e impunidade, esconderijos fáceis da marginalidade. 

   Hoje ao circular por Santo Amaro observa-se famílias na praça e canteiros, jovens em grupos conversando, crianças brincando, namorados passeando, uma realidade totalmente diferente do que se via até o ano passado. Além da praça Matriz reinaugurada em maio, o prefeito Chileno entregou à população a revitalização dos cinco canteiros centrais da sede do município, que além de iluminação, bancos e mesinhas para lazer, cada conteiro homenageia santoamarenses que foram destaque na cidade seja na música, no esporte ou na tradição. 

Senhor Elenias foi um dos homenageados e para ele a emoção de ter sua história de vida valorizada em vida é muito importante.  "O prefeito Chileno reconheceu minha história como jogador de futebol que levou o nome de Santo Amaro em importantes jogos. Hoje sou idoso e todos me conhecem e me respeitam. Fico feliz em ver meu nome em uma placa de reinauguração de um espaço que há anos servia de pasto e era motivo de vergonha", agradece o santoamarense senhor Elenias.
"Eu acredito que as pessoas devem ser homenageadas em vida. Santo Amaro tem personalidades que contribuiram para a história da cidade e não podemos falar em desenvolvimento sem lembrar das pessoas que de um forma e de outra fizeram tão bem a nossa cidade em um aspector primordial, dar orgulho ao santoamarense de ser filho da terra. Nossa administração está trabalhando para recuperar esse sentimento que há muito tempo não se via no município. Quem é daqui tem que se orgulhar de onde vive e quem visitar, tem que sair daqui com vontade de voltar", avalia o prefeito Chileno.

ENTRADA DA CIDADE

Quem queria chegar a Santo Amaro tinha muita dificuldade de detectar qual trecho era a entrada da cidade. À noite a situação só piorava com a falta de iluminação e sinalização. Mas hoje a população e visitantes sabem exatamente onde é a entrada de Santo Amaro das Brotas. A prefeitura construiu no trevo um verdadeiro altar que abriga agora a imagem do Santo padroeiro, Santo Amaro.

" Eu tinha medo de vir dirigindo e me perder, então nunca vinha sozinha a Santo Amaro. Mas agora não tem como não saber porque o  Santo no trevo já sinaliza bem, além de ser um convite muito bom pela imagem que vemos. Independente de religião, é bom ver que a cidade tem a preocupação com a tradição, com sua história e a religiosidade faz parte dela. Toda cidade que tem nome de Santo tem uma imagem em homenagem, faltava isso em Santo Amaro", conta Eliane, que tem amigos em Santo Amaro e sempre vai à cidade.

POSTO 24H

Antes, o único local de atendimento aos 12 mil santoamarenses era o Cesp, que contava apenas com quatro equipes do PSF.  Situação desumana  à qual o povo era sujeitado há anos. A área da saúde em Santo Amaro protagonizava serviço deficiente e estrutura precária. Falta de medicamentos,  ambulâncias, médicos  e o sentimento humilhante da incerteza do atendimento, era o cenário que entristecia e revoltava cada vez mais a população.  O prefeito Chileno prometeu que essa dura realidade mudaria, e em poucos meses de gestão, os santoamarenses já percebem as melhorias em todos os sentidos. Agora além de grande estoque de medicamentos, serviços especializados, ambulâncias, todos os exames realizados são totalmente gratuitos. 

Na última semana os santoamarenses tiveram mais uma alegria. A inauguração do Posto de Saúde na sede do município que funciona 24h com médico plantonista e toda uma estrutura para pré-atendimento. " Nós estamos mostrando que a saúde é prioridade sim. É uma área que está em crise em todo o país. A prefeitura não tem medido esforços para fazer a sua parte, tem dado todo o aparato estrutural e contratou equipes. Os médicos têm desempenhado um importante papel. São oito meses de gestão e se analisarmos proporcionalmente, fizemos o que poucas prefeituras fizeram. Tenho a certeza da grande satisfação da maioria da população que torce, de verdade, por Santo Amaro", avalia a secretária de Saúde municipal Denise Santos.

 MATERNIDADE

Há 15 anos não nasce uma criança em Santo Amaro das Brotas, fruto do descaso das administrações anteriores. Em breve , o prefeito Chileno garante que os Santoamarenses poderão dizer com todas as letras: Eu sou de Santo Amaro! Isso mesmo. A obra para reabertura da maternidade já está finalizada. "Os equipamentos já estão sendo adquiridos. Nele terão um centro cirúrgico, um centro para partos normais, toda a estrutura para pré- natal, neonatal e uma UTI com quatro berços e toda a estrutura necessária para dar às mamães santoamarenses conforto, tranquilidade e felicidade neste momento tão especial", revela o prefeito.
Jornalista Maíra Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&