Pular para o conteúdo principal

Laércio defende reajuste para aposentados e o fim do fator previdenciário

“As desigualdades no sistema previdenciário são expostas pelo próprio INSS

A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP) comemorou no plenário da Câmara dos Deputados os seus 26 anos. Na solenidade, o deputado federal Laércio Oliveira (PR) discursou em defesa da extinção do fator Previdenciário como “medida de justiça social”. “É necessário que todos possam chegar a uma idade avançada com qualidade de vida, usufruindo dos direitos e garantias devidos por sua contribuição ao país e a sociedade”, disse.

O parlamentar citou o argumento do juiz federal Marcos Orione, professor de Direito Previdenciário da Universidade de São Paulo, de que com o estabelecimento do fator previdenciário, o governo buscou diminuir as contas públicas, partindo do pressuposto de que a economia em seus cofres impulsionaria o crescimento econômico. “Mas se trata de um pressuposto reducionista, pois admite o desenvolvimento econômico divorciado do social”.

Em 1º de outubro de 2006, foi oficializado o Estatuto do Idoso. A data tornou-se, por essa razão, o Dia Nacional do Idoso, instituído por lei federal.  Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da política nacional do idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem o idoso na sociedade.

“Infelizmente, essa boa intenção não se tornou prática concreta. O próprio governo federal vem relegando os aposentados a uma situação econômica vexatória que, ao contrário do apregoado na lei, de forma alguma expressa valorização. Isso se confirma pelo arrastar de uma posição quanto ao reajuste dos aposentados e pensionistas e quanto às alternativas ao fator previdenciário”, disse o deputado.

O deputado citou ainda a publicação “A análise das condições de vida da população brasileira”, lançada no ano passado pelo IBGE. Ela informa que, no período de 1999 a 2009, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais no conjunto da população passou de 9,1% para 11,3%. Mas um levantamento da revista Época, com base em dados do Ministério da Previdência, mostra que a grande maioria dos aposentados recebe o salário mínimo enquanto uma elite embolsa as chamadas superaposentadorias.

“As desigualdades no sistema previdenciário são expostas pelo próprio INSS. Em seu boletim estatístico da Previdência Nacional, lançado em agosto passado, no campo da distribuição nacional dos valores concedidos, a região Sudeste aparece com quase 51%. O Nordeste, com pouco menos de 19%”, informou o deputado, acrescentando que o Congresso Nacional tem obrigação de apoiar causas plenamente justas.

 Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira

Comentários

Anônimo disse…
DEPUTADO FEDERAL LAÉRCIO.
Vamos deputado por fim nessa INJUSTIÇA.
Esse FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO é INCONSTITUCIONAL.
Os Velhinhos e os Trabalhadores não aguentam
mais esse CASTIGO.
Esse FATOR PREVIDENCIÁRIO é CRIMINOSO.
Anônimo disse…
DEPUTADO FEDERAL LAÉRCIO.
Vamos deputado por fim nessa INJUSTIÇA.
Esse FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO é INCONSTITUCIONAL.
Os Velhinhos e os Trabalhadores não aguentam
mais esse CASTIGO.
Esse FATOR PREVIDENCIÁRIO é CRIMINOSO.

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das