A programação de aniversário de Estância, na noite de sábado, 05, presenteou os amantes da cultura com uma extraordinária festa que reuniu a nata da poesia estanciana para comemorar a realização da 30º edição do FESPOFALE – Festival de Poesia Falada de Estância, realizada no auditório do Fórum Ministro Heytor de Souza, evento que lotou a casa com o seleto público admirador das artes e premiou os vencedores com o troféu ‘Jorge Amado’.
O FESPOFALE é uma realização do Clube dos Poetas de Estância que ao longo das décadas vem lutando para manter viva a chama da poesia no estado. Atualmente presidido pelo poeta Sousa, o FESPOFALE conta com participação de poetas de vários municípios sergipanos e já se consagrou como uma das mais respeitadas atividades culturais no âmbito estadual, com realização durante a programação de aniversário da cidade.
Joíldo, Daílton, Gilda, Genílson e Anoel (poetas do primeiro Fespofale) |
O prefeito Ivan Leite, poeta filiado ao clube, tem visto com bons olhos a realização do certame e durante os anos do seu governo tem concedido incentivos e apoio. Ivan Leite prestigiou o sarau e fez a entrega do prêmio ao primeiro colocado. O deputado estadual Gilson Andrade, exímio admirador da Música Popular Nordestina, também se fez presente e entregou o prêmio ao segundo colocado.
Nessa edição do FESPOFALE concorreram 79 poemas da autoria de 33 poetas das cidades de Estância, Aracaju, Carmópolis, Barra dos Coqueiros, Indiaroba, Lagarto, Itaporanga e Japaratuba. Estância é uma cidade vocacionada para as artes, para a cultura, e a cada momento surgem novos talentos que fazem da cidade um celeiro cultural. O Clube prestou homenagem ao jornalista Augusto Santos (Folha da Região); ao poeta Cláudio; a poetisa Ana Maria Pitangueira e ao falecido poeta José Carlos.
Público presente |
O cerimonial do FESPOFALE foi comandado pelo ator de teatro e secretário de Comunicação Luiz Carlos Dussantus (Dissanti) e pela jornalista Lupinha. O FESPOFALE foi ainda prestigiado com o lançamento do livro ‘Viagem na Argila’ da autoria do jornalista e poeta Jozailton Lima que também fez parte do corpo de jurados. O livro é dividido em cinco partes, traz 142 poemas sobre seu modo pessoal de ver o mundo. O lançamento na noite do FESPOFALE contou com a presença de diversos admiradores do escritor.
RESULTADO:
Melhor intérprete
Marcel Paulo, ‘Ela a poesia’, de Manoel Nascimento.
Marcel Paulo, ‘Ela a poesia’, de Manoel Nascimento.
Júri Popular
‘Poema do Sol’, de José Edson Carvalho.
3ª colocada
‘Arlequim’, de Mona Isis de Jesus Viana
2ª colocada
‘Benditas Mulheres’, de Wilton Santos
1ª colocada
‘Representação de uma Gota’, de Cesar de Oliveira Santos (Lagarto)
Compareceram: prefeito Ivan Leite, deputado Gilson Andrade; secretária Chefe de Gabinete Adriana Oliveira, vereador José Domingos Machado, Mário Dias, professora Ivônia, professora Leonora, professora Selma Barreto (historiadora); secretária de Cultura, Aurenitha Morgana; advogada Soraya Salim; os poetas Daílton de Castro, Joíldo Santana, Anoel Rodrigues, Gilda Costa, Gilton da Sulgipe; o radialista Reginaldo Lima (Marazul FM) e grande público.
Secom PME.
Comentários