Estância, além de ser consagrada como Capital do Barco de Fogo é também vocacionada para o forró. Uma das forças motrizes para alavancar o forró na região é a Rádio Esperança. Este mês a emissora promove a 44ª edição do Festival de Música Popular Nordestina (FEMPON), que reúne sanfoneiros de todo o estado.
O evento acontece em duas etapas: uma eliminatória no dia 10 do corrente e a finalíssima no dia 17. Segundo o organizador, radialista José Félix, este ano além dos prêmios para os classificados em 1º, 2º e 3° lugares, será gravado CD com as músicas dos forrozeiros finalistas.
O FEMPON faz parte da programação oficial do São João 2012. Será realizado em praça pública, na área da vila do forró, na Praça da Matriz, a partir das nove horas desse domingo (10). O festival reúne vários sanfoneiros e cantores de forró das cidades circunvizinhas. O festival caracteriza-se como uma vitrine da cultura popular nordestina, onde a sanfona, o zabumba, o triângulo, são peças que agradam os apreciadores da referida tradição.
Relatos do fundador da emissora, Dr. Jorge Leite, final da década de 60, a Música Popular Nordestina enfrentava dificuldades. Uma caravana formada por Marinês, Abdias, Dominguinhos e Luiz Gonzaga viajava o Nordeste com o objetivo de divulgar o forró. E estando em Estância, esses artistas foram levados ao povoado Crasto, à sua fazenda. E lá, começaram a dar um show para eles mesmos. “Foi um corre-corre, um alvoroço, vinha gente de todos os lugares, todos queriam ver os artistas”, revela Jorge Leite. De volta a Estância, os artistas se apresentaram no palco do auditório Gonçalo Prado (anexo à rádio) e foi uma apresentação de casa cheia.
Fundada em 1967, há exatos 45 anos, a Rádio Esperança ao longo desse tempo tem realizado o FEMPON com o intuito de valorizar as raízes nordestinas, este ano alcançando a edição de número 44. Na grade musical, a Esperança dá espaço ao Forró em dois horários: às 06h30minh (Bom Dia Nordeste) e às 18h30min (Boa Noite Nordeste), além de ser inserido na grade linear. No Centenário de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, a Rádio Esperança promove o 44º FEMPON com temas em homenagem ao saudoso artista.
Por: Genílson Máximo
Comentários