Pular para o conteúdo principal

Aos 88 anos Judite Melo não larga o barro




Aniversário de Estância: Judite Melo recebe homenagens na passagem dos seus 88 anos

Como parte dos atrativos alusivos à programação de aniversário da cidade, a prefeitura de Estância promoveu na noite de ontem, segunda-feira, 06, o encerramento da oficina de modelagem de barro e o lançamento do catálogo 'A Arte do Fogo', abordando o trabalho da artista plástica estanciana Judite Melo.

O projeto contou com participação dos alunos da rede municipal, fruto de uma parceria entre o BNDES, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Estância e Governo Federal.  O projeto tem como objetivo valorizar a cultura do barro, oferecer aos jovens conhecimentos através de oficinas e aquilatar um artesão da cidade que trabalha com o barro, em Estância, nada mais recomendado que Judite Melo, artista plástica de renome internacional.


Autoridades compartilham  corte do bolo
Segundo o professor de artes Elias Santos, responsável pela oficina, o encerramento foi combinado para ser efetivado na data de aniversário da artesã; na noite de ontem a talentosa Judite festejou 88 anos de vida e recebeu o carinho do público presente: prefeito Carlos Mango, primeira dama Deyse Garcia, vice-prefeito Filadelfo Alexandre, secretários Miguel Viana (Cultura), Maria José (Educação), Magno de Jesus (Comunicação); radialistas Zeno Santos, Ferreira Santos; poetisa Nadir Cristina, professores e alunos da rede municipal de ensino.

O preito foi concretizado em uma tenda improvisada na Praça Alcides José dos Santos, fundos do CSCJ, onde os alunos puderam expor os trabalhos em barro criados a partir da oficina que teve a duração de uma semana.  "Trazer Dona Judite para um encontro dessa natureza significa a valorização de um artista que é extremamente competente, extraordinária como ser humano, e um dos maiores valores que nós temos ao longo da historia da nossa cultura; um ser que merece essa homenagem em vida", acentuou o secretário de Cultura Miguel Viana.
 
Alunos participantes do projeto 'Arte do Fogo'
“A decisão de homenagear nossos referenciais é no sentido de que essas coisas repercutam não só na sociedade, mas também no orgulho do artista de produzir, de se dá, de ser grande na sua terra, de ser respeitado. Trazer Dona Judite para o cenário da juventude, ela que é um referencial para os grandes artistas, e envolvê-la no seio da juventude, significa estimular essa juventude a se apaixonar pelas artes plásticas”, enfatizou o prefeito Carlos Magno.

A Arte no Fogo, em Estância, teve como fito a produção artística de Judite Melo, escultora estanciana, autodidata, nascida em 1925, de uma simplicidade contagiante, muito querida e admirada pelos seus patrícios. Vale lembrar que doutor Jorge Leite e o seu filho Ivan Leite muito colaboraram com Dona Judite Melo com a doação da matéria prima,  o barro argila.
Professor Elias Santos, coordenador do projeto 'Fogo no Barro'
Após a entrega do catalogo 'A Arte do Fogo' e dos certificados aos alunos, foi cantado parabéns a Dona Judite, fechando o evento com o corte do bolo em comemoração aos seus 88 anos.


Por: Genílson Máximo