Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Santo Amaro cria Guarda Municipal

“Ela terá um caráter mais ostensivo no auxílio às polícias que atuam na defesa da população”, garante Chileno

Guarda foi apresentada à população no desfile de 7 de setembro
Por décadas Santo Amaro das Brotas foi o reflexo do abandono e esconderijo de marginais que viam na cidade um lugar propício para praticarem atos ilícitos sem punições. A população convivia com o sentimento de insegurança e impunidade. A nova administração, que tem à frente o prefeito Luiz Herman, popularmente conhecido como Chileno, em poucos meses de gestão tem trabalhado arduamente para garantir o direito de ir e vir da população com segurança, com a criação da Guarda Municipal. 

“A implantação da guarda municipal em nosso município irá fortalecer o trabalho que  já vem sendo realizado com primor pelas polícias militar e civil. Ela terá um caráter mais ostensivo, com o objetivo de auxiliar as polícias que atuam na defesa da população. Já contamos com todo um sistema de segurança com câmeras instaladas em pontos estratégicos em toda a cidade e tudo isso tem feito a população respirar aliviada. Nossa finalidade é auxiliar a segurança pública de forma preventiva. Queremos ser um instrumento de difusão da cidadania para, assim, coibir o crescimento da violência”, explica o prefeito Chileno.

“Hoje os Santoamarenses circulam pelas ruas de nossa cidade, ficam nas praças, em suas portas, têm seus momentos de lazer . Nos próximos meses estaremos adquirindo veículos e até o fim do ano o contingente estará totalmente equipado. Continuaremos trabalhando arduamente pela segurança de nossa cidade”, complementa Chileno.

Para Junior Ferrari, que tem Santo Amaro como sua terra Natal, apesar de não ter nascido lá, ver o município voltar a ter a tranqüilidade que há décadas atrás tinha, é emocionante. “Quando eu era bem pequeno lembro das pessoas em suas portas a noite, conversando e rindo, fui crescendo e vendo isso se acabar. As praças ficavam tomadas por drogados, que gostavam da escuridão e falta de policiamento, os santoamarenses cada vez menos tinha espaço em sua própria cidade, quem dirá as visitas. A organização deste trabalho por parte da prefeitura afasta a marginalidade e já coíbe que pessoas venham de fora porque agora eles sabem que aqui tem policiamento completo e toda uma estrutura de segurança pública”, comemora.

Maíra Ribeiro
Assessoria