Pular para o conteúdo principal

Estância está esquecida pelos nossos cantores e compositores


Rogério e Jorge Maravilha cantam a cultura junina estanciana


Os meus contemporâneos tiveram o prazer de cantar com Rogério ‘Estância, Forró e Folia’, da compositora Raimunda Andrelina; de cantar com Jorge Maravilha ‘ Festa Maior’ e ‘Forró e Festa’, do próprio e de cantar com Lourival Mendes ‘Estância é só Forró’. 


Estas músicas têm elevado o nome de Estância nas últimas décadas pelos demais pontos do país.  Servem de trilhas para eventos, até mesmo na edição de vídeos sobre os festejos juninos da cidade. Estas formam um universo de poucas melodias que enaltecem a intitulada Cidade Jardim. 


Há uma carência do surgimento de novos hits que possam ascender ainda mais o nome de Estância. Na cidade existe uma profusão de artistas de vários segmentos da música – forró, arrocha, brega, pop rock, samba -, são interpretes de músicas que estão no modismo, entretanto, não compõem nada em reverência à cidade.


Porém, deixam-se sucumbir pelos ‘encantos’ de hits como a ‘Polentinha’, o ‘Lepo, Lepo’ e versos que denigrem a imagem das mulheres chamando-as de ‘cachorras’ ouvidos a exaustão, embalados numa enxurrada de pobreza cultural que colabora com a degradação da juventude, ignoram os valores que enriquecem a história cultural de um povo. Paradoxalmente a musica de bom gosto esses hits são feitos para consumo breve e já saem das gravadoras com um público cativo que busca prazer nas letras que falam de sexo, amor, prazer, bebedeira e diversão.


A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, poderia promover festival de músicas que tenha Estância como foco.  Estas utilizadas na promoção de festas públicas, veiculadas nas rádios mesmo mediante contrato de publicidade. Parceria que poderia ser firmada, também, com o Estado que já investiu nessa área em governos passados.


Os cantores e compositores Rogério, Jorge Maravilha, Raimunda Andrelina, Fábio de Estância, precisam ser ainda mais reconhecidos pela mídia. Merecem espaço nos meios de comunicação. Suas músicas devem ser utilizadas na promoção de eventos públicos, pois eles, como poucos dessa seara, revelam amor poético pela nossa querida Estância. Se for feita uma varredura em busca de músicas que enalteçam Estância, certamente, serão encontradas essas aqui citadas. Estância está carente do  olhar poético dos seus artistas.  



Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das