Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DE FORROZEIROS DA ESPERANÇA FOI SUCESSO


Tonho Odorico 1° lugar no quesito Conjunto - Cristinápolis
No firinfinfom da sanfona, no repenicado da zabumba, no tirinlim do triângulo, foi nessa perfeita harmonia que a manhã de domingo (15/06) foi animada para aqueles que compareceram ao Arraial Dona Carlota, na Praça da Catedral, para assistir a 46ª edição do Festival de Forró, promovido pela Rádio Esperança.
Pelo segundo ano o encontro aconteceu fora das instalações do Cine-Teatro Gonçalo Prado (anexo à emissora) e incrementou ainda mais a programação oficial de São João.

O encontro configura-se uma ocasião de congraçamento entre forrozeiros da região e nesta edição participaram as cidades de Estância, Santa Luzia, Boquim e Cristinápolis.
Zé de Nato - 1° lugar Melhor Solista - Estância 

O certame contou com a participação especial de Zetinha e de Zé Carlos do Acordeom, ambos vencedores de edições passadas, hoje fazem participações especiais como atrações do evento.

O público lotou o Arraial Dona Carlota, cenário construído pela Prefeitura para sediar as apresentações culturais do período junino. Crianças, jovens e turistas puderam testemunhar de perto o legado que possui a arte do forró, viram as indumentárias dos artistas, as puxadas do fole, os macetes do zabumbeiro, do trianglista e do cantor.
Antônio Boca 1° lugar como Cantor - Cristinápolis

O forrozeiro Zetinha – artista consagrado – externou sentir-se feliz em participar há anos do presente encontro. Revelou que o Rei do Baião Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Mestre Zinho dedicaram suas vidas a defender o forró e que se vivos estivessem, com certeza, estariam contentes com essa iniciativa da Rádio Esperança – em 1969 Luiz Gonzaga participou da segunda edição do supracitado festival, além de se apresentar, entregou os prêmios aos vencedores.
A Miss Abais, Jussara, posando ao lado de Zetinha
A Rádio Esperança, fundada pelo jornalista Jorge Prado Leite, em 1º de maio de 1967, há 46 anos promove o referido festejo com o intuito de valorizar a cultura do forró. Não se tem notícia da existência de outro festival de igual idade.

O prefeito Carlos Magno se fez presente e disse que é um apreciador do forró. Revelou que estava muito contente em firmar parceria entre Prefeitura e Rádio Esperança visando o sucesso do evento que é uma forma inteligente de reunir aqueles que fazem o forró e, assim, fortalecer uma cultura que não pode se apagar.

Vencedores desta edição:

Melhor Conjunto
01 – Antônio Teodorico (36) Cristinápolis
02 – Manoel das Neves (35) Boquim
03 – Edvaldo do Acordeom (31) Cristinápolis

Melhor Solista
01 – José de Nato (32) Estância
02 – Edvaldo do Acordeom (31) Cristinápolis
03 – Antônio Teodorico (30) Cristinápolis

Melhor Cantor
01 – Antônio Boca ( 35) Cristinápolis
02 – Zé Pequeno (32) Estância
03 – Gilmário (31) Estância

Os vencedores receberam prêmios em dinheiro pagos pelo industrial Ivan Leite, diretor-gerente da Rádio Esperança.
1° lugar - mil reis
2° lugar - quinhentos reais
3° lugar - trezendos reais

Por: Genilson Máximo
Radialista (DRT-BA/4226
Atuante na Rádio Esperança
Poeta fundador do Festival de Poesia Falada de Estância
Assessoria de Comunicação
whatsapp (79) 9985-5782

Tonho Odorico
José Eronildes
José Ivo dos 8 Baixos
Toinho do Acordeom