Pular para o conteúdo principal

Audiência no MP discute melhorias na organização das torcidas no futebol Sergipano

Helena enfatiza que segurança dos torcedores é fundamental dentro e fora dos estádios



No último dia 05 de agosto, a Promotora de Justiça do 3º Setor, Dra. Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas reuniu-se com o Presidente da Federação Sergipana de Futebol, com o Diretor do Clube Esportivo Sergipe e com representantes da Diretoria de diversas Torcidas Organizadas de Sergipe. Pauta da reunião: discutir melhorias na organização do futebol Sergipano, em especial ás torcidas organizadas.

Desde o surgimento da primeira Torcida Organizada, em 1969, a atuação dessas associações recrudesce a cada ano. Hinos, uniformes, bandeiras e mascotes são utilizados pelos seus membros para incentivar o seu time nos gramados, bem como para criar uma identidade entre aqueles associados.

Apesar do caráter pacífico e idealizador do surgimento desses grupos, nos últimos anos foi vista uma crescente onda de brigas e tumultos nos estádios e nas suas imediações, iniciadas em grande parte por essas associações de torcedores. As brigas não se limitam à rivalidade entre clubes, como muitos pensam, mas ocorrem também entre membros das torcidas organizadas de um mesmo time, que fizeram da arquibancada uma disputa de território.

“Diante dessa realidade, questiona-se intensamente a responsabilidade de cada parte envolvida em um evento esportivo (clubes e torcida), pela segurança dentro dos estádios e nos seus arredores. Como já bem pacificada a questão relativa à responsabilidade das diretorias dos times, mais importante que se faça uma análise da responsabilização das torcidas organizadas”, explicou a Promotora de Justiça.

Todos os presentes foram unânimes em colaborar com o Ministério Público, a fim de acabar com a violência nos estádios e fazer valer o Estatuto do Torcedor, que dedica-se a normatização das atividades desportivas no Brasil.

Ficou comprovado que as Torcidas Organizadas em Sergipe, na sua maioria, não possuem Estatuto Social devidamente registrado em cartório e, por conta disso, Dra. Maria Helena Sanches estipulou um prazo de 60 (sessenta) dias, para que as associações apresentem os seguintes documentos: Estatuto Social registrado; Ata de posse e eleição da diretoria e nome e endereço dos respectivos membros e relação com nome, endereço e telefone dos associados de cada torcida.

http://www.mpse.mp.br/NoticiaExibir.aspx?id=7275

Por Mônica Ribeiro

Assessora de Imprensa MP/SE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das