Pular para o conteúdo principal

O CPE prepara mais um caldeirão de poesias


O Clube dos Poetas Estancianos (CPE) deu o start nos trabalhos de realização de mais uma edição do tradicional Festival de Poesia Falada, no qual poetas locais e dos municípios sergipanos expõem suas criações literárias para um público seleto.  De acordo com a presidente do CPE, Lupinha Batista, a Prefeitura já garantiu  os prêmios em dinheiro que irão  para os vencedores.  No decorrer desta semana acontecerá reunião da diretoria para elaboração do edital que visa traçar as diretrizes e etc. O festival está incluído na agenda das comemorações de Aniversário da cidade celebrado em 04 de maio próximo.

Há vinte cinco anos o CPE é responsável pela elaboração do referido certame que tem revelado dezenas de poetas, além de consagrar ainda mais outros já conhecidos. Diante do sucesso alcançado, notabilizou-se em todo o estado como um dos mais expressivos eventos culturais. O festival foi criado em 1983 pelos poetas Genílson Máximo e Anoel Rodrigues com apoio do grupo cultural “Lua Nova”, há cerca de 33 anos.
 
Em 24 de fevereiro de 1991, foi criado o CPE pelos poetas Ana Marcelina, Aílton Santos, Magno de Jesus, Cláudio Araújo, Claudionor Dória, Lucielma Santos, José Carlos Santos, José Joaquim, Joseane Soares, Márcia Virgínia, Salete Nascimento, Osvaldo Fernandes, Romilton Nunes, Sonia Regina Penalva, Daniel Fernandes. A primeira diretoria foi configura por Claudionor Dória (Presidente); Lucielma Santos (Vice-presidente); Cláudio Araújo (Secretário); Romilton Nunes (Tesoureiro), em 07 de abril de 1991.  Nos últimos 25 anos o CPE é o responsável pela organização e realização do supracitado evento.

Compõem atualmente a diretoria (2015/2016) os poetas: Lupinha Batista (presidente); Adônis Diniz, Vice-presidente; Sara Gabriela, Secretária; Daílton de Castro, Tesoureiro; Marcel Paulo, Diretor Cultural e Genílson Máximo, Relações Públicas.



Genilson Máximo