Foi submetido à apreciação dos Pares da Casa o Projeto de Lei Nº 47/2016, da lavra do vereador Sérgio Larissa, na sessão dessa terça-feira dia 31 de maio. O PL traz em seu bojo o texto que presta homenagem ao estanciano, falecido, José Renato Silva Carvalho, empresário e irmão do também saudoso ex-prefeito Nivaldo Silva.
O PL foi aprovado por unanimidade e recebeu total simpatia dos parlamentares que também conviveram e conheceram de perto o homenageado. No texto o PL expõe que o jardim localizado à Rua Capitão Salomão - defronte do prédio do INSS - fica denominado de "JARDIM JOSÉ RENATO SILVA CARVALHO", via que compreende da agência do Banese até o prédio dos Correios, todo aquele jardim de canteiros suspensos. O PL segue para a apreciação do Prefeito Carlos Magno e este terá o prazo de dez dias para sancionar.
"Agradeço aos meus colegas por terem votado e aprovado esse PL. É uma homenagem justa que a Câmara presta a um cidadão filho de Estância que dedicou a vida para o trabalho, para a geração de empregos, investindo na cidade todos os seus recursos, varão de atividades sociais (sem fins lucrativos) e que nos deixou saudades com o seu passamento", salientou o proponente da matéria Sérgio Larissa, Presidente da Câmara Municipal.
Breve Histórico
Nascido em 01 de dezembro de 1938, à Rua General Pedra (Rua da Baixa), nono filho de uma família de dez irmãos. renato Silva iniciou a vida laboral aos 15 anos no Armazém "Ideal" de propriedade do seu irmão Valdemar Silva Carvalho, na capital sergipana.
Ingressou na Força Aérea (RJ) aos dezoito anos. Na terra carioca trabalhou no Laboratório Laboran; retornando a Estância onde passou a trabalhar com os irmãos na empresa Nivaldo Silva & Irmãos que englobavam Armazém de Secos & Molhados, os cinemas São João e Guarany, Jornal Gazeta de Estância e as lojas Lar Jóia em Estância, Boquim e Esplanada (BA) e, também, o Trio Elétrico Luminosidade que muito animou festas públicas da cidade e região.
Foi Presidente do Estanciano Esporte Clube; do Clube Social Cruzeiro; da Sociedade Beneficente Amparo de Maria. Com o fim das empresas Nivaldo Silva & Irmãos, iniciou suas atividades na empresa RS Comércio e Representações, da sua propriedade, ao lado do filho Renato Júnior, até o ano de 2012.
Foi mentor intelectual e braçal das de campanhas eleitorais para o irmão Nivaldo Silva, fazendo-o vice-prefeito, deputado estadual e prefeito de Estância, concretizando um dos grandes sonhos do seu irmão Nivaldo. "Deixou como legado força, coragem, honestidade, alegria. Um homem de família que soube sempre enaltecer e colocar em prática todo o seu amor à sua terra/Estância", salienta com orgulho o seu filho Renato Júnior, ex-vereador.
Genílson Máximo
Comentários