A presidente do Clube dos Poetas de Estância (CPE), Maria Guadalupe - Lupinha - revelou que está sendo ultimado o Projeto "Café com Poesia" que tem em seu bojo o objetivo de trabalhar poetas estancianos. "O Projeto Café com Poesia tem como foco divulgar o trabalho dos nossos poetas, por exemplo, pegar a poesia de um poeta da cidade e trabalhar em nossa sede, no Memorial, é divulgar para os estudantes, para os apreciadores, para os intelectuais e, assim, tornar a obra dos nossos poetas ainda mais conhecida. Nossa idéia é a de realizar esse evento uma vez ao mês", externa Lupinha.
O projeto tem como fito, também, a classe estudantil para que essa, quiçá, possa revelar novos talentos e estreitar ainda mais o conhecimento com os poetas e suas obras, reforma Guadalupe. "Em Aracaju já existe o Sarau de Poesias com a finalidade de que os alunos e a comunidade conheçam os seus poetas. Lá, o destaque é para as poesias de Drummond, Cecília, Florbela e aqui não; aqui iremos trabalhar a poesia dos nossos poetas", acrescentou.
O Projeto ainda não uma data para acontecer. Mas, está sendo muito esperado, afirma a jovem Fabiana, estudante que reside na região da praia. "Eu não faço poesia. Tenho muita vontade de produzir algo. Acho fantástico esse talento que vocês têm. Como amante da arte e da cultura, confesso, vou estar presente quando acontecer. Vou degustar café e poesia", disse.
O CPE foi criado em 24 de fevereiro de 1991, há 25 anos. Nesse período tem sido o responsável pela realização dos festivais de poesia falada em Estância (Fespofale). Evento que mede 30 anos de existência.
Genílson Máximo
Poeta/criador do Fespofale
RP do CPE
Radialista atuante na Rádio Esperança
Assessor da Câmara de Vereadores de Estância
Editor do Blog Parabólica News
Atuante na Imprensa há 30 anos
Comentários