O professor historiador e vereador José Domingos Machado Soares (PT), na sessão ordinária dessa quarta-feira, 19, apresentou a Moção de Congratulações e Aplausos Nº 293/2016, com o fito em não deixar passar em brancas nuvens o Dia do Poeta aqui na cidade.
No bojo da propositura o edil destaca: “A poesia é considerada uma das sete artes tradicionais. É uma forma de linguagem criativa, que toca o mais profundo dos sentimentos de quem a lê. Com versos e canções o poeta consegue transmitir sentimentos, emoções, sensações e pensamentos”.
O epílogo da deferência ao poeta se deu com o encaminhamento da citada propositura à presidente do CPE, professora Lupinha que a compartilhou com os membros do aludido clube.
Em Estância, os poetas são representados pelo Clube dos Poetas Estancianos (CPE), fundado em 24 de fevereiro de 1991, há exatos 25 anos, já com direito a festejar Bodas de Prata. Este é responsável pela realização anual do maior evento cultural do Estado, o FESPOFALE - Festival de poesia Falada de Estância.
O poeta é um escritor que se expressa através da poesia, que é considerada uma das sete artes tradicionais. Com este tipo de escrita, a linguagem humana é usada para fins estéticos e retrata tudo o que se passa na imaginação do autor, podendo ser entendida de forma diferente, dependendo dos pensamentos de quem ler.
O Dia do Poeta é comemorado em 20 de outubro no Brasil, como homenagem a todos estes artistas.
Genílson Máximo
Relações Públicas do CPE
Poeta fundador do Festival de Poesia Falada de Estância
Comentários