Maria Guadalupe, atual presidente do CPE |
O Clube dos Poetas de Estância (CPE), fundado em 24 de fevereiro de 1991, através da sua Presidente, Maria Guadalupe, convoca todos os membros associados à entidade para uma Assembleia Geral de Eleição da Diretoria para a gestão 2017/2018.
O certame acontecerá no dia 19 de dezembro próximo, das 9h às 17h, na sede do Clube, à Rua Divaldo Carvalho Costa, nº 325 (Memorial da Cultura). A presidente Lupinha lembra que os pedidos de registro de chapas deverão ser entregues a presidente na Câmara Municipal, das 8h às 13h, no período de 23 de novembro a 10 de dezembro do corrente ano.
- Eu sou candidata a reeleição e faço gosto de concorrer com a mesma chapa. A não ser que alguém não queira. Mas, é o meu desejo que seja a presente diretoria - ressaltou Lupinha.
Atualmente a diretoria é composta pela poetisa Lupinha (Presidente), Adônis Diniz (vice-presidente); Sara Gabriela (Secretaria); Daílton de Castro (Tesoureiro), David Perdigão (Dir. Cultural) e Genílson Máximo (RP), diretoria eleita no dia 27 de fevereiro de 2015.
Há 25 anos o CPE tem sido o responsável pela realização dos festivais de poesia falada de Estância. Evento que marca as festividades de aniversário da cidade há mais de 30 anos e se constituiu em um dos maiores eventos culturais do estado.
O festival de Poesia Falada surgiu em Estância no começo dos anos oitenta através dos poetas Genílson Máximo e Anoel Rodrigues, membros do Grupo Cultura Lua Nova. A ideia surgira a partir de uma conversa entre os citados poetas no extinto Bar Central, num final de tarde.
O primeiro festival de poesia falada aconteceu em maio de 1983, no auditório do SESI, às dez horas da manhã. Casa cheia, público ávido, ao piano a Sra. Suzete (saudosa); sem adereços cênicos – o poeta, o público, a musica, a poesia -, músicas como My way, Carruagem de fogo, Love story, entre outras, serviram de fundo musical.
Pelo segundo ano o CPE é convidado a organizar o II Festival de Poesia Falada da vizinha cidade de Santa Luzia do Itanhy, com o abraço da Prefeitura Municipal, através do prefeito Edson Cruz. O evento está previsto para ser realizado no dia 17de dezembro de 2016, às 19h30m, no Centro Cultural Tânia Soutelo.
O CPE recebeu o reconhecimento de utilidade pública: Lei de Utilidade Pública Municipal 819/91, e Lei de Utilidade Pública Estadual 8.092/16.
Genílson Máximo
Poeta e Relações Públicas do CPE
Comentários