"Boi com sede bebe lama, barriga seca não dá sono"
"Como é que crianças vão aprender sem uma boa alimentação", questiona o edil |
O vereador Misael Dantas Soares (PSC), na sessão desta terça-feira (22/11), usou a tribuna no pequeno expediente e expôs aos Pares da Casa e ao público do plenário que foi procurado por mães de alunos que reclamaram da falta de merenda nas escolas da rede municipal de Estância.
- Faltar merenda não tem justificativa. Se foi falta de licitação, se foi falta de dinheiro, se foi falta de compromisso do Conselho da Merenda ou da Secretaria da Educação, seja lá o que for. Saiam do sentimento político e entrem no sentimento da barriga de um aluno que ao chegar dez horas e não ter a merenda - expôs o parlamentar.
Ainda em sua preleção, Misael Dantas relatou que na escola Professor Azarias Santos uma criança procurou a professora sentindo dores na barriga e disse "Eu estou com fome". E a professora foi à emoção humana, compartilhou com aquela criança o lanche que levara. Em casa à noite confidenciou à família a angústia que sentira em vê aquela situação dos alunos.
- Como é que crianças vão aprender sem uma boa alimentação? O correto seria a criança merendar ao chegar à escola, pois pode não ter tido nenhuma alimentação ao sair de casa. Não ter merenda na escola é um ato de irresponsabilidade. É um ato de falta de sentimento com o ser humano. Eu estou me manifestando como vereador, mas acima de tudo, estou me manifestando como ser humano. É fácil dizer "Passe depois" quando estou com a barriga cheia - completou o edil.
"Eu sou professor nas cidades de Itabaianinha e Pedrinhas e sou testemunha de quando toca o intervalo, o frenesi das crianças à procura da merenda. E vimos a reação de tristeza quando não tem merenda. Sem contar às vezes que recebem uma broa. Eu nunca vi broa ser merenda escolar. E quando não tem merenda, voltam à sala de aula até às onze e meia e muitas das vezes em seus casas não têm a certeza do almoço ao meio-dia", externou o parlamentar Dantas Soares.
"E qual é a justificativa? Não teve licitação? O Conselho da Merenda errou? A Secretaria errou? Por um acaso a criança com fome sabe o que é isso? Então, deixo aqui o meu protesto. Deixo aqui a minha manifestação como vereador porque para isso eu fui eleito", finalizou.
Ascom CVE
Genílson Máximo
Comentários