Pular para o conteúdo principal

Estância: “Pontes do Rio que Cai”

Ponte de acesso às colônia Entre Rios/Estancinha

“A Ponte do Rio que Cai”, parodia feita pelo programa do Faustão inspirada no filme de retumbante sucesso “A PONTE DO RIO KWAI” (The Bridge of the River Kwai), de 1957, tendo no elenco astros como William Holden, Alec Guinness, Jack Hawkins, entre outros. A película reporta-se à Segunda Guerra Mundial em que um grupo de soldados britânicos se torna prisioneiro em um campo de concentração japonês e envolve a construção de uma ponte em tempo recorde que deve ligar Bangkok com Rangoon, de vital importância para os planos expansionistas japoneses, embora, os japoneses não dominavam bem a engenharia de construção de ponte.

No caso de Estância, se não fosse trágico seria hilário, se não fosse o risco iminente de desabamento, seriam (as pontes) objetos de piadas e boas gargalhadas.  Todos devem lembrar que na gestão passada foi apregoada nos quadrantes da cidade a grande obra de reforma das pontes da zona rural.  Em meados do ano passado a ponte de acesso às colônias Entre Rios/Estancinha desabou com o peso de um caminhão, revelando em nosso caso “A Ponte do Rio que Cai”.

Na manhã de ontem [quinta-feira, 04] uma equipe de técnicos da Prefeitura de Estância [Secretário de Obras, Lindo Johnson, Técnico da Defesa Civil, José Roberto] acompanhada do prefeito Gilson Andrade, do presidente da Câmara André Graça, do vereador Tertuliano Pereira, visitou os povoados Mato Grosso, Grotão, colônias Entre Rios, Estancinha, com o objetivo de fazer um levantamento da situação dessas passarelas.

O estado é assustador para uma obra que foi “vendida” como a galinha dos ovos de ouro da gestão anterior. De acordo com o estudo elaborado essas pontes não suportam a carga de 4 a 8 toneladas como a gestão divulgou. Foi visto um montante de madeiramento podre, trincado, cabeceiras quebradas, tábuas com rachaduras, troncos (pilares) inclinados. Até um leigo poder ver que a dita reforma reflete um resultado duvidoso, inseguro, de má qualidade.  

Essas pontes são de vital importância, pois além de fazer a interligação entre povoados e colônias, atendem ao transporte da agricultura familiar e urgem por uma ação de revitalização imediata e, quiçá, serem substituídas por pontes de concreto. Para isto, a gestão atual deve correr atrás de recursos, segundo o secretário de Obras do Município, Lindo Johnson, cada uma pode custar até R$ 300 mil.

"Essa nossa visita tem como objetivo fazer uma avaliação, daqui a cinco meses o inverno está chegando, temos que providenciar uma ação preventiva antes desse momento, como também elaborarmos projetos e depois irmos em busca de recursos para que possamos,  definitivamente, substituir essas pontes de madeira por pontes de concreto", disse o prefeito Gilson Andrade. 

Nessa região existem pontes de responsabilidade do Estado, também, carentes de reforma. De acordo com Lindo Johnson, o Estado está com os projetos prontos à espera de recursos, são cerca de cinco pontes, o que deve custar aos cofres do Governo cerca de cinco milhões.  O governo tem uma dívida de R$ 15 milhões com Estância (Proinvest) que poderia atender a essas pontes da sua responsabilidade.  Até ajudar ao Município a substituir as pontes de madeira por pontes de concreto.



Parabólica News/Genílson Máximo/05/01/2018.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das