Pular para o conteúdo principal

A Rádio Esperança realizou o 49º Festival de Forró





A manhã deste domingo (17), em Estância (SE), foi animada ao som de acordeons, zabumbas e triângulos, toda essa harmonia para alegrar o 49º Festival da Música Popular Nordestina – encontro de forrozeiros – promovido pela Rádio Esperança (AM/FM), com a participação de sanfoneiros da região, encontro que acende a cultura do forró-pé-de-serra,  enfatiza o xaxado, o xote, o baião, o arrasta-pé, o forró de cabo a rabo.

O ronco do fole ecoou no “Arraiá Zé Taquary”, na Praça da Matriz, com a participação de mais de 20 forrozeiros que alegraram o público por mais de três horas de cantorias e sanfonadas, corroborado pelos artistas Fabinho (Chinelo Dela), Batista do Acordeon, Zetinha e Lourival Mendes; sem dó, “sentaram” a ripa no fole e fizeram um animado forrobodó. Entre os concorrentes estavam Zé de Nato, Neno, Antônio  Odorico, Zé Carlos e Toinho do Acordeon.

O festival foi idealizado pelo criador da Rádio Esperança, engenheiro  e jornalista Jorge Prado Leite em 1968,  palco para enfatizar através das ondas do rádio a cultura do forró. Ivan Leite lembrou que  na década de 60 seu pai convidou Luiz Gonzaga para se apresentar no Cine-teatro Gonçalo Prado “numa época em que o forró estava  em baixa”.
Dionísio Neto (vereador), Adriana Leite (vice-prefeita), Ivan Leite (ex-prefeito), Gilson Andrade (prefeito), Zé Félix (Rádio Esperança)

O radialista e ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, prestou homenagem ao forrozeiro Zetinha pelos 49 anos de participação no festival; Zetinha é ganhador das edições de 1969, 1970 e 1971; a compositora Raimunda Andrelina (autora de “Chap-chap” do Trio Nordestino) também prestou homenagem ao forrozeiro Zetinha. Raimunda cantou composições da sua autoria tais como “Estância, forró e Folia” e “Chap-chap”.

É difícil não se emocionar vendo toda essa alegria contida nos corações, expressada nos versos da poesia, acompanhada da sanfona, da zabumba, do triângulo; meu pai, doutor Jorge Leite, adorava ver vocês cantarem, ele adorava valorizar a música popular nordestina e continua valorizando. A vida passa para todos nós e a parte mais gostosa da vida não é o dinheiro no bolso; a parte mais gostosa da vida é a que faz o coração bater com alegria diante da concretização de um projeto que vem sendo abraçado por quase meio século”, acentuou Ivan Leite. 


O evento contou com a presença do prefeito da cidade Gilson Andrade, da vice-prefeita Adriana Leite, do vereador Dionísio Neto e do ex-prefeito Ivan Leite. O festival  está inserido na programação oficial do São João do município e faz uma mostra da beleza do forró através das suas temáticas ligadas aos aspectos culturais e cotidianos do nordestino.

O festival é dividido em três etapas: Conjunto, Solista e Cantor.

1º lugar/Conjunto – Antônio Teodorico/Cristinápolis
2º lugar/Conjunto – Zé Carlos/Estância

1º lugar/Solista – Antônio Teodorico/Cristinápolis
2º lugar/Solista – Zé Carlos/Estância

1º lugar/Cantor – John do Forró/Estância
2º lugar/Cantor – Antônio Boca/Cristinápolis





Por: Genílson Máximo
Fotos/celular