Pular para o conteúdo principal

Prefeitura garante alento às pessoas em insegurança alimentar na pandemia

 

O poder público tem papel fundamental no enfrentamento das desigualdades ampliadas com a pandemia de coronavírus. A crise, do ponto de vista de desigualdade de renda, na pandemia, é catastrófica. Dentre os efeitos da Covid-19, destaca-se o agravo da insegurança alimentar no Brasil, com reflexos ainda mais danosos sobre famílias numerosas, com crianças e adolescentes reunidas em casas de pequeno espaço. A Prefeitura de Estância não tem cruzado os braços, trabalha em todas as suas esferas para garantir direitos à alimentação às pessoas em insegurança alimentar.

A Prefeitura não arrefeceu do compromisso de garantir refeições às pessoas em estado de insegurança alimentar, serviço coordenado pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Cozinha Comunitária “Pedro Francisco dos Santos”, situada à Rua Frei Damião, no Bairro Cidade Nova, há quase dois anos.

Cidadãos de baixa renda têm acesso a excelente refeição composta de alimentos frescos e variados, ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas, sob o acompanhamento de nutricionista, ao valor simbólico de um real (R$1,00); o serviço também alcança moradores de rua, a estes, diariamente, são fornecidas refeições no espaço do Ginásio de Esportes da Escola João Nascimento Filho. De acordo com a psicóloga, Renata Hipólito, que acompanha o trabalho, em respeito às recomendações sanitárias e evitar aglomeração, mesas e cadeiras são distanciadas, os assistidos dispõem de álcool em gel, kit de higiene com toalha, escova de dente, creme dental, sabão.

A Secretaria de Assistência faz doações de roupas, bem como acompanhamento para largar o uso do álcool, do fumo, inclusive, ajuda para muitos desses moradores de rua a retornarem ao seio da família e aos estados de origem.


Em tempos de pandemia a Gestão Municipal estreita ainda mais as ações de apoio a grupos vulneráveis, sem abrir mão das medidas que versam sobre as recomendações sanitárias, faz com que a Cozinha Comunitária preste um serviço proeminente às famílias que ali buscam alento. São quase quatro mil refeições ao mês que a população tem acesso. O atendimento aos que fazem refeições no Ginásio da Escola João Nascimento Filho fica sob a responsabilidade de Renata Hipólito (psicóloga), José Carlos (educador social) e Aloísio Santos (oficineiro educador).

No momento, em atenção às medidas sanitárias vigentes, as refeições antes realizadas no refeitório da Cozinha Comunitária estão suspensas, as pessoas compram o marmitex no balcão da Cozinha Comunitária e vão para casa.

A Cozinha Comunitária foi colocada em atividade na gestão anterior do prefeito Gilson Andrade. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das