Pular para o conteúdo principal

Estância se veste de cultura e engalanada festeja 173 anos de elevação


Quem conhece Estância sabe dos seus valores culturais, tradicionais, históricos, não tem dúvida da paixão do seu povo pelas artes. Pertinho da Capital, a cerca de 68 quilômetros, é dos municípios mais visitados da região; cidade-polo que dá suporte a 11 municípios da região sul, cidade de vanguarda, a exemplo do socorro prestado aos sobreviventes do navio mercante (Baependi) torpedeado pelo submarino alemão U-507 (agosto de 1942), quando os sobreviventes que surgiram na Praia do Saco foram socorridos no HRAM.

Estância de movimento operário que resistiu ao regime ditador de Getúlio Vargas, de movimentos políticos contra a Ditadura Militar; de operários vestidos de azul atuantes nas fábricas têxteis; da primeira Prefeita no Brasil, Núbia Nabuco; de filho embaixador (Raimundo de Souza Dantas), de ministro do STF (Heytor de Souza); Estância também pariu um dos maiores juristas do Brasil, Gumercindo Bessa; Estância que ensinou Sergipe a fazer jornalismo, etc.

Estância é destaque nas festas de momo com suas tradicionais escolas de samba, carnaval de rua, bem como o forte da sua cultura, os festejos dos santos juninos; Estância a cada dia se reinventa e continua a mostrar para o mundo os seus valores artísticos, culturais e políticos.

Estância está à beira de festejar 173 anos de elevação à categoria de Cidade. Outra data sobressalente da sua História é o 25 de outubro  de 1831 quando celebra 190 anos de emancipação política, deixou de ser um puxadinho de Santa Luzia do Itanhy.

É imperativo que as recomendações do protocolo de combate à COVID-19 devam ser cumpridas, Estância não deixa passar em brancas nuvens a data de elevação à categoria de Cidade. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma brilhante programação cultural, que para evitar aglomeração social, será apresentada na plataforma virtual.

No menu da programação (domingo, 02) estão elencados cantores contemplados pela Lei Aldir Blanc tais como: Irani Brisa Nordestina, Chirlys Trindade, Leanderson e os cabras da Peste, Fabinho do Acordeão, Jorge Maravilha; nos dias seguintes elenca ainda exposição fotográfica, festival de poesia, entre outras atrações.

O prefeito Gilson Andrade, que além de médico obstetra, é músico e afeiçoado pela música nordestina, tem orientado a gestão municipal a dar oportunidade aos artistas locais e, a estes, como forma de apoio neste momento de pandemia, tem os alcançado por meio da Lei Aldir Blanc, logo, proporcionando aos munícipes a oportunidade de assistirem excelentes shows musicais por meio de lives.

Confira a programação

 




Genilson Máximo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das